Sol, chuva, vento, poemas, diferentes culturas... Ufa! #17weeks começou com tudo e este é apenas o início da jornada. Venha conferir tudo que rolou nessa primeira semana aqui em Cambridge!

O projeto 17 weeks começou oficialmente esta semana e já tenho muitas informações e novidades para vocês. Desembarquei no aeroporto de Heathorw dia 30 de Julho de 2017. Cheia de expectativas e com muito receio de como seria recebida pela família que ficaria hospedada. Então, vamos lá:

Host Family

Este é o termo utilizado para as famílias que recebem estudantes estrangeiros em sua casa. Além da acomodação, a família é responsável em auxiliar o estudante com informações e “cuidar” dele. Entenda: Saber onde ele está, se  precisar de alguma ajuda ou algo do tipo. A host family deve sempre estar atenta para comunicar a escola sobre qualquer problema.

No meu primeiro intercâmbio, optei por residência estudantil e adorei. Neste, devido ao verão europeu, não havia vagas, então tive que ir para uma casa de família. Felizmente, a minha “host mom” é uma pessoa experiente em receber estudantes estrangeiros. Uma polonesa que vive há mais de 10 anos em Cambridge.

Simpática e sempre solicita em ajudar, junto com seus dois filhos, um adolescente e outro adulto. Tenho meu próprio quarto e divido o banheiro com outro estudante da Arábia Saudita. No primeiro dia conversei com minha “host mom” o tipo de comida que prefiro e tudo está muito bem!

A Escola

Minha maior dificuldade em relação a escola foi encontrá-la no primeiro dia. Sem o chip daqui para acessar GPS e nem um mapa, fui seguindo as instruções da minha “host mom”. O problema é que não sou boa em seguir direções, geralmente preciso visualizar o caminho em um mapa. Porém, consegui chegar até a escola perguntando para as pessoas que passavam.

O primeiro dia de um intercâmbio sempre é focado em testar seu nível do idioma. A escola, Stafford House, fez um up grade no seu método. Quando estudei ano passado, o teste era no papel e tínhamos que esperar os professores entregarem os resultados. Agora fazemos o teste on line no portal da escola e depois só realizar o Speaking Test com um professor.

O mais importante neste primeiro dia não é se preocupar em acertar as questões. É bom que você cometa erros e veja realmente em que nível está para aproveitar ao máximo o curso. E seja franco com o professor no seu teste oral sobre qual seu objetivo com o curso e o tempo que irá ficar.

O que realmente me chamou atenção nesta filial da Stafford House é que ela maior, com mais estudantes e tem uma excelente infraestrutura – especialmente a cantina. Logo fui informada que Cambridge é a cidade para estudantes, não só universitários, e muitos estrangeiros preferem estudar aqui do que em Londres. Ou seja, escolhi a cidade certa! o/

O Curso

Enquanto aguardamos saber quais os horários das salas, aprendemos um pouco sobre o funcionamento da escola e também conhecemos os principais pontos das cidade. A Stafford House também oferece várias opções de atividades de lazer, dessa forma todo dia você tem alguma atividade social para interagir com os alunos.

Confesso que fiquei surpresa com os módulos que eles me deram. Fiquei no nível avançado para preparação do IELTS, exame de proficiência, pela manhã. Enquanto a tarde tenho aulas de Speaking Expert e Poerty/Academic Writing. Ou seja, tudo o que conversei com a professora no teste de nível foi útil.

Meus objetivos durante esse tempo são conseguir meu certificado de proficiência e ser fluente em inglês, tanto na fala quanto na escrita. Nunca pensei em escrever poemas em português, pois não é o meu tipo de leitura. Porém, aqui em Cambridge, estou escrevendo poesia. Em inglês! Você não tem ideia como é complicado, porém super emocionante ter tamanho desafio pela frente.

Os professores são ótimos. Rígidos em relação as regras e adoram passar lições de casa desafiantes. Contudo, esta será provavelmente uma das razões de alcançar meus objetivos. As aulas nunca são iguais, pois sempre existe algum tipo de dinâmica. Assim, não só aprendemos inglês, como também criamos laços com os outros estudantes.

O Tempo

Só existe uma certeza sobre o tempo na Inglaterra: Irá chover em algum momento! Sério, eu estou impressionada com o vento frio e as chuvas em pleno verão. No primeiro dia a sensação de frio com alguns momentos de sol. No segundo estava um dia lindo e ensolarado. No terceiro apenas chuva. No quarto nublado e frio. Nem sei o que esperar do quinto!

A questão é que você precisa sempre carregar 3 itens essenciais para viver na Inglaterra: Casaco, Guarda-chuva e óculos escuros. Você nunca sabe como o tempo estará e tudo pode mudar em cinco minutos. A boa notícia é que os ingleses não deixam de fazer nada  por causa do tempo. Então, tudo funciona normalmente, faça chuva ou faça sol.

Por fim, esta primeira semana foi incrível! A cidade é linda e super tranquila. E os estudos estão apenas no início, mas já tenho uma longa lista de aprendizados! Quer saber de mais alguma coisa dessa semana? Deixe sua pergunta no comentário. Até próxima semana!