temperamento-melancolico-pontos-fortes-e-pontos-fracosFoco é necessário e criar parcerias é a solução para seus problemas.

O título pode parecer óbvio, mas não é. Este é o conselho que estou seguindo. Recentemente li um livro com foco nos pontos fortes e como as pessoas gastam tempo e energia tentando compensar seus pontos fracos. Em um mundo competitivo, é essencial que você entenda o básico de certos assuntos, principalmente quando o tema principal é gestão.

Especialização

Contudo, saber o básico não é mesmo que ser especialista. É comum que muitos profissionais cometam esse erro. O que não falta hoje é conteúdo de fácil acesso na internet dizendo “como fazer”, “como ser”, etc. O problema é que, em determinados assuntos, informações e estudo não são suficientes.

Você pode ler vários livros/blogs, assistir vídeos e até mesmo ter contato com os especialistas da área. Entretanto, existe um determinado ponto que você não consegue atravessar. Ou seja, por talento, habilidade ou até paixão pelo assunto, você não consegue ser igual ao especialista. E, na verdade, o correto é realmente não ser.

Já pensou se todo mundo tivesse a habilidade, conhecimento e talento para em pouco tempo se transformar em especialista de qualquer assunto? Nosso mercado de trabalho ficaria um caos (Maior do que já está com esta crise!) e perderíamos o real valor de cada produto/serviço.

Era da Informação

É ótimo ter informações disponíveis sobre assuntos antes não tão acessíveis. É ótimo aprender coisas novas e se desafiar. Mas foque em aprender e entender o assunto, não ser um especialista dele. Aproveite o que você tem de melhor. No que você gosta de fazer. Se diferencie da multidão utilizando seus pontos fortes. Isto não é autoajuda, é simplesmente lógico.

Não vivemos apenas na era do compartilhamento de informações, mas também da conexão. Isto proporciona maior facilidade para encontrar parceiros que sejam especialistas no assunto que você não domina ao mesmo tempo em que você pode oferecer o seu conhecimento em troca. Assim, todo mundo ganha e cresce, movimentando a economia e seu bolso.

Texto publicado originalmente no Linkedin e Administradores em 20/09/2016.