O conto de fadas de Lewis Carroll apresenta mensagens para todas as idades.

Finalmente, li o clássico Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. É o tipo de clássico como O Pequeno Príncipe. Não importa a sua idade, você sempre consegue aprender algo com o livro. Sem ter a curiosidade ou o conhecimento aprofundado dessas obras quando era criança, só tenho a visão adulta das mensagens desses livros.

Não sou muito fã de contos de fadas, mesmo quando era criança. Meus desenhos preferidos da Disney não são contos de fadas, por exemplo. Ainda assim, sabia que um dia teria que ler sobre Alice no País das Maravilhas. Além da fama, a maioria dos livros de gestão e negócios que falam sobre visão, citam a famosa frase do gato sobre ir para qualquer lugar se não sabe para onde quer ir.

Resultado de imagem para alice no pais das maravilhas gif

Aproveitando o lançamento de uma coleção especial, li o primeiro livro de Lewis Carroll. E fiquei alguns dias pensando sobre todas as metáforas que o autor consegue colocar em uma história simples e aparentemente meio louca. Então, vamos lá as minhas conclusões.

Trama

Alice é uma menina curiosa e entendiada. Em uma tarde sem ter o que fazer, ela vê um coelho falante passando de forma apressada e entrando numa toca. Alice não pensa duas vezes e segue o coelho. Assim, ela entra no País das Maravilhas, vivendo grandes aventuras e conhecendo animais e personagens diferentes.

Imagem relacionada

Personagens

Alice é o centro da atenção, dando espaço para outros personagens conforme vai passeando pelo país. Ela tem a personalidade de uma criança ativa que quer descobrir coisas novas, sem pensar em suas ações e consequências.

A personagem tem um traço forte de sua personalidade infantil quando rapidamente quer ir para novas situações. Conforme ela vai conhecendo novos personagens, ela interage e com pouco tempo sua atenção é chamada para uma nova aventura.

Imagem relacionada

Alice também apresenta a característica de uma criança mimada, que quando deseja algo vai atrás e fica emburrada se não conseguir. Ainda assim, ela transmiti simpatia com seu jeito curioso. As questões que ela levanta nos faz refletir sobre nossa própria curiosidade em busca de respostas em um mundo tão estranho quando o País das Maravilhas.

Vale a pena?

Alice no País das Maravilhas é o livro para todas as idades. E que deve ser lido mais de uma vez, pois são tantas metáforas que em uma primeira leitura você pode perder alguma das mensagens. A história nos leva para um mundo estranho e as vezes sem sentido, mas que podemos criar uma conexão com o nosso próprio.

Cada personagem que Alice interage e as situações que passa faz uma conexão com o mundo real. Desde o coelho louco que está sempre atrasado e nunca tem tempo para nada, mesmo que seu trabalho não seja realmente tão importante ao lado da rainha de copas. Alguém aí se identifica?

Resultado de imagem para alice no pais das maravilhas quote gif

Realizando uma rápida pesquisa, você descobre que Carroll realmente criou a história imaginando situações reais da época. Criando assim uma história cheia de simbologias. Talvez ele não tivesse ideia naquele tempo que sua história se tornaria atemporal e mundialmente conhecida com várias adaptações.

Portanto, Alice no País das Maravilhas  é um clássico que merece estar na sua lista de leitura e na sua estante. Uma obra prima com mensagens que são relevantes ainda no século XXI. Além do livro ser pura diversão!