Este é um livro que faz uma singela homenagem a autora, Jane Austen. Nele, a autora explora a possibilidade de um amor secreto que serviu de inspiração para sua obras.

Jane Austen ainda é tema de curiosidade por após 200 anos de sua morte. Com seis livros de romance bem estruturados, que abordam e retratam a sociedade de sua época, ela não deixou vestígios sobre sua própria vida romântica. As Memórias Perdidas de Jane Austen vem para preencher essa lacuna do imaginário do público.

Esta premissa já foi explorada no filme “Amor e Inocência” (Becoming Jane) que demonstra como sua paixão por Thomas Lefroy foi sua fonte de inspiração para seus principais romances. Contudo, o diferencial da abordagem deste filme é que Jane está mais velha e pronta para deixar para posteridade seus aprendizados e vida.

Trama

Em uma reforma de um antigo prédio, é encontrado uma espécie de diário de Jane Austen, relatando suas memórias perto do fim da vida. A partir daí, entramos no mundo de Jane com seus relatos sobre sua vida após a morte do pai e o encontro com seu verdadeiro amor.

Personagens

Jane é retratada como se fosse uma mistura de suas principais personagens, Elinor, Marianne, Elizabeth, etc. Assim como seus familiares e amigos podem ser vistos como fonte de inspiração para suas obras. A autora sobre escrever de tal forma que realmente parece mais um livro de Jane Austen. Ela conseguiu colocar a essência da escritora com seu jeito irônico e envolvente.

Por diversas vezes, eu conseguia ver em Jane a representação de uma das suas famosas personagens. É impressionante como o livro consegue fazer a conexão entre a possível vida que ela teve e seus escritos. Jane como protagonista é tão apaixonante como suas historias.

Vale a pena?

E como vale! Independente de ser um fã da autora. O livro é um bom romance, ainda que não tenha o tão esperado final feliz. Devido ao esforço de Syrie em deixar o mais fiel possível com a autora e os relatos de sua vida. Mesmo já sabendo do final da autora, o livro consegue te transportar para o mundo de Jane. Suas alegrias, tristezas e aventuras. As Memórias Perdidas de Jane Austen é uma obra que consegue homenagear a autora e ainda encantar os fãs.