Book Review: O Palácio de Inverno (John Boyne)

the29chapters-bookreview-opalaciodeinverno-johnboyneUm romance histórico durante a Revolução Russa.

A trágica história dos Romanov, a família do último czar Russo, ganhou um destino extraordinário pelas mãos do Boyne.  O Palácio de Inverno é um romance comovente utilizando como pano de fundo a revolução russa. Então venha descobrir o que há de bom em mais um romance histórico.

the29chapters-bookreview-opalaciodeinverno-johnboyne

Clique aqui e Adquira na Amazon!

the29chapters-bookreview-opalaciodeinverno-johnboyne

Trama

Enquanto acompanha sua esposa Zoia em seus últimos dias de vida. Geórgui Jachmenev relembra sua vida nas últimas décadas do século XX. Suas lembranças passeiam desde o início de sua vida na Rússia. Passando pela França e por fim chegando a Inglaterra.

Clique aqui e Adquira na Amazon!

Um homem com uma vida extraordinária que vivenciou muita coisa. Enquanto vivia com sua família em uma área rural, se viu elevado ao nível de herói. Ao impedir um atentado contra a vida do Duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II. Este, em agradecimento, o nomeou guarda-costas oficial do seu filho Alexei. O próximo czar da Rússia. Transformando assim a vida dele para sempre.

Personagens

Enquanto vive suas primeiras aventuras, Geórgui nos apresenta a família Romanov. Assim como a vida no magnifico Palácio de Inverno. Morada da família do czar Nicolau; a esposa, Alexandra e suas filhas Olga, Tatiana, Maria e Anastásia. Também do seu filho, Alexei de quem Geórgui se tornou guarda-costas.

Clique aqui e Adquira na Amazon!

Acompanhar a vida em O Palácio de Inverno pelos olhos deslumbrados de Geórgui, nos faz amar essa família e sofrer por antecedência. Geórgui é um homem admirável que ama sem limites. De uma lealdade belíssima, nos ensina grandes lições.

Clique aqui e Adquira na Amazon!

Zoia por sua vez é humana e carrega feridas profundas. Por mais que o marido a compreenda, pois viu tudo acontecer de perto, não sabe como é estar na pele dela. Então, sofre junto e tenta compreender suas dores e neuroses. O que nos faz admirá-lo ainda mais.

Perspectiva de escritora

Escrever utilizando como pano de fundo fatos históricos não é fácil. E John Boyne utilizou esse artificio com perfeição. Com ótimos personagens que mexem com o imaginário popular mundial. Criou personagens humanos e cheios de falhas.

Clique aqui e Adquira na Amazon!

Quem não ouviu a história da jovem Anastásia? Possível sobrevivente de um massacre cruel. Quem nunca torceu para que ela tivesse realmente sobrevivido e vivido uma bela vida, apesar de tudo?

Clique aqui e Adquira na Amazon!

O livro alterna em passado e presente, deixando pontas que irão ser ligadas adiante. O artificio serve para criar um clima de suspense e mistério. Algo que quando utilizado com exagero, deixa a história enfadonha. O que não foi o caso de O Palácio de Inverno.

Vale a pena ler O Palácio de Inverno?

Mesmo para quem não gosta de ler romances, é uma leitura válida. Para conhecer a cultura russa, tão adversa da nossa. Para conhecer os desdobramentos políticos que culminaram no massacre.  E, principalmente, para enriquecer culturalmente. É um super livro!

Clique aqui e Adquira na Amazon!

E você já leu esse livro? O que achou da leitura? Comente!

Texto por Yane Faria (Instagram: @leituraqueebomeeugosto)

Anteriores

Movie Review: Missão: Impossível – Efeito Fallout (Mission: Impossible – Fallout, 2018)

Próximo

Especial: 7 Dicas para Curtir a Bienal do Livro de São Paulo 2018

  1. Angela Costa

    Li essa história há bastante tempo. E me apaixonei.
    Lendo sua descrição apaixonante, me fez sentir saudades da história e daqueles personagens tão reais.
    Vou procurar meu livro rápida e urgentemente e assistir ao filme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén