livro-o-poder-do-habitoPara começar o ano com tudo, vamos entender um pouco mais sobre os hábitos!

Terminei este livro ano passado, então ele entrou na minha lista de melhores livros de não-ficção de 2017. Entretanto, só agora tive tempo de poder realizar a resenha de O Poder do Hábito. O livro que mostra como o ser humano é complexo. E como a ciência ainda está longe de entender completamente o funcionamento do nosso cérebro.

Contudo, a psicologia está cada vez mais investindo em pesquisas sobre comportamento. Em O Poder do Hábito, aprendemos um pouco mais sobre o que foi descoberto até agora. Uma excelente opção para quem quer iniciar 2018 mudando seus hábitos negativos!

livro-o-poder-do-habito

Clique na imagem e adquira na Amazon!

Resumo do Livro

O Poder do Hábito é um livro que explora as descobertas científicas sobre os hábitos. Por meio de exemplo reais, aprendemos um pouco mais sobre a necessidade do cérebro de criar padrões.

Desta forma, economiza energia em decisões corriqueiras e libera potencial para outras tomadas de decisão. O problema é que nem sempre estes hábitos são saudáveis. É aí que está o nosso desafio em relação aos hábitos!

Clique na imagem e adquira na Amazon!

Destaques do Livro

Se você leu e gostou do livro Inteligência Emocional, então vai adorar O Poder do Hábito. Eles seguem linhas semelhantes, pois utilizam de pesquisas e casos reais para explicar suas teorias. Aliás, O Poder do Hábito tem uma linguagem mais simples e casos bem instigantes!

Outro ponto positivo é que o autor explica O Poder do Hábito em várias dimensões. Na pessoal, relatando caso de pessoas que tiveram suas vidas modificadas por eles. Nos negócios, relatando como as grandes corporações utilizam o conhecimento do comportamento dos clientes para vender mais. E na sociedade, explicando o movimento que Martin Luther King Jr. iniciou pela igualdade racial.

Clique na imagem e adquira na Amazon!

Principais Aprendizados do Livro

Após a leitura do livro, sua mente ficará o tempo todo: O que provoca os meus hábitos? Já que o autor explica o loop do hábito, ou seja, como é o padrão criado pelo cérebro. É algo simples, mas díficil de resistir pois é preciso identificar qual a deixa para o hábito e a “recompensa” por executá-lo.

Apesar do foco do livro não ser em revelar como alterar um hábito, o autor explica no epílogo como fazer. Claro que cada pessoa terá um desafio diferenciado, contudo ele dá uma exemplo de seu cotidiano. Como identificou a “deixa” para romper com o hábito não-saudável de comer doce todos os dias. (Ainda to apanhando pra vencer este!)

Clique na imagem e adquira na Amazon!

Qual a mensagem de O Poder do Hábito?

A principal mensagem de O Poder do Hábito é que não somos tão racionais como pensamos. Muitas vezes, seguimos padrões que não foram pré-definidos de forma consciente. E quando se criam hábitos não saudáveis, os efeitos podem ser negativos a ponto de destruir uma vida.

O livro deixa bem claro que mudar um hábito não é fácil, porém é possível. É necessário muita força de vontade e entender qual a “deixa” que inicia seu ciclo. A partir daí, você terá mais consciência sobre suas respostas automáticas. E, quem sabe, mudá-las se quiser!

livro-o-poder-do-habito

Clique na imagem e adquira na Amazon!

E você? Já leu O Poder do Hábito? Ou tem algum hábito que gostaria de mudar? Comente!