A Dinamarca é o país mais feliz do mundo segundo pesquisas, então a inglesa Helen Russell aproveitou seu ano morando lá para entender as razões de tanta felicidade.

O Segredo da Dinamarca é uma mistura de biografia com pesquisa sobre a felicidade dinamarquesa. De modo leve, simples e envolvente, Helen Russell nos transporta para o estilo de vida dinamarquês no melhor estilo!

Resumo do Livro

Helen Russell era uma jornalista inglesa que morava em Londres com o marido. Trabalhava muitas horas e tinha uma vida sociável ativa. Até se mudar para o interior da Dinamarca, acompanhando o marido que foi trabalhar para a empresa Lego. Com o plano de passar apenas um ano, Helen inicia uma investigação para entender os motivos da felicidade dos dinamarqueses, o povo mais feliz do mundo!

Para adquirir o livro, clique na imagem!

Destaques do Livro

O primeiro destaque do livro é o estilo da escritora. Você passa o livro todo sentindo que está em frente a Helen, como se fosse uma conversa. Ainda que com capítulos grandes, não há chatisse na forma que ela descreve sua mudança de vida repentina. Suas experiências, os constrastes e a cultura dinamarquesa.

Outro ponto positivo é a curiosidade de Helen. Quando ela trata de assunto, não vemos apenas a perspectiva dela. A autora oferece dados governamentais e oficiais sobre várias questões, como igualdade de gênero, seguridade social, impostos, etc. E complementa com declarações de especialistas no assunto tratado. Um prato cheio para quem gosta de ter acesso a dados reais.

Para adquirir o livro, clique na imagem!

Por fim, Helen Russellnão tem medo de se expor para os leitores. Isso faz com que seu livro seja original em vários sentidos. Podem existir outros livros falando sobre as razões da Dinamarca ter um índice de felicidade tão alto. Contudo, nenhum deles terá a visão astuta e emotiva de Helen em relação aos vários pontos que diferenciam os dinamarqueses.

Principais Aprendizados do Livro

O primeiro ensinamento é muito claro: A Dinamarca não é o perfeita. Há problemas que ainda precisam ser resolvidos, especialmente em relação ao excesso de álcool, a depressão pelo frio e a igualdade de gênero. Porém, em comparação ao resto do mundo, a cultura Dinamarquesa tem muito as nos ensinar. Principalmente na questão de equílibrio entre vida pessoal e profissional.

Qual a mensagem de O Segredo da Dinamarca?

A principal mensagem que Helen nos passa é que nunca é tarde demais para sair da nossa zona de conforto. Aliás, era isso que ela precisava! Com uma vida estruturada, Helen teria todos os motivos para continuar conformada na sua rotina. Porém, ao dar uma chance de experimentar algo diferente, ela viveu novas experiências e ainda teve a oportunidade de compartilhar isso com outros!

Para adquirir o livro, clique na imagem!

Além disso, Helen também aprendeu a desacelerar e balancear a vida pessoal e profissional. Sem planejar, ela teve a oportunidade de realizar o seu grande sonho de ser mãe. Se foi um milagre dinamarquês ou apenas o resultado de uma vida menos estressante, ninguém tem como dizer.

Por fim, este livro tem um lugar especial na minha vida. Durante a minha ida ao Retiro de Escritores na Islândia, fiz uma conexão em Copenhagem e fiquei maravilhada com a educação e simpatia dos dinamarques. Desde então, fiquei decidida a visitar o país e fui durante minhas viagens do 17 Weeks!

Para adquirir o livro, clique na imagem!

Então, ler o relato de Helen após minha visita ao país só fez ter a certeza que ainda pretendo voltar e apreciar mais e mais as maravilhas da Dinamarca. Especialmente por só ter conhecido a capital por enquanto. Espero algum dia retornar e conhecer a fábrica Lego e todos os outros pontos interessantes do país.

Portanto, O Segredo da Dinamarca  é um livro para ter uma visão mais aprofundada de como é a cultura dinamarquesa. Enquanto nos inspirar a mudar e tentar coisas novas. Quem sabe? Talvez seja exatamente isso que sua vida precisa!