O livro a "Startup Enxuta" explica a metodologia de criar seu novo negócio com recursos mínimos e fugindo do padrão arcaico de empresas já estabelecidas.

Para aqueles que pensam que só cria uma startup com grande valor para investir, Eric Ries quebra esse paradigma. Ele compartilha a metodologia e os conceitos utilizados em sua empresa, defendendo que uma startup deve seguir uma gestão diferenciada das tradicionais.

Resumo do Livro

Focado na experiência da startup de Eric Ries, o livro apresenta novos conceitos sobre gestão de um negócio iniciante. Segundo o autor, as startups são um caso específico. Portanto, devem seguir uma metodologia que apresenta os resultados que irão impactar diretamente no futuro da nova startup.

Destaques do Livro

O autor explica com exemplos reais de como as startups precisam investir mais na criação de valor, focando no mínimo produto viável. Assim, a startup efetua o lançamento e recebe o feedback  para fazer as alterações necessárias ou até mesmo pivotar, ou seja, mudar completamente a direção de seu negócio.

O livro também destaca que o modelo gerencial de uma startup é diferenciado, pois este tipo de organização não se adepta inicialmente aos padrões do mercado. Um exemplo explicito é a forma de realizar a contabilidade para uma startup.

Principais Aprendizados do Livro

O livro é sobre como gerenciar uma startup focando em resultados. Os recursos são limitados, então o modelo a ser seguido é ser o mais objetivo possível. Além disso, o conceito de produto mínimo viável é exaltado. É muito interessante, pois foca na cadeia de valor que a startup foi criada. Ao utilizar esse conceito, é fácil perceber a viabilidade do negócio assim como seu futuro.

Portanto, a Startup Enxuta é aquela que foco na melhor utilização de seus recursos, buscando constante feedback da clientela e visando um futuro no mercado. Uma leitura recomendada para quem desejar empreender.