Você visualizou, definiu, analisou, planejou... E agora? Está na hora de agir!

O movimento é inerente do ser humano. Buscamos sempre estar realizando algo. Desde que nascemos, somos ativos e precisamos fazer alguma atividade. As crianças, que são aprendizes, precisam estudar. Os adultos, que em teoria já são mestre, trabalham para construir um mundo melhor. Ação é automático, mesmo que muitas vezes não tenhamos o conhecimento claro do motivo de agirmos.

O que é Ação?

O dicionário defini o termo ação como tudo aquilo que se faz. Estamos agindo desde a hora que acordamos e escovamos os nossos dentes até o momento que trocamos de roupa para irmos dormir. Porém, algumas ação são intuitivas, ou seja, não paramos para pensar e executá-las. Estas ações chamamos de hábitos.

Contudo, existem as ações realizadas de forma intencional. Pensadas antes para depois iniciarmos. Este é o tipo de ação “racional” do ser humano, ainda que nem sempre de fato siga uma lógica. Por meio dela, você tira do papel seu propósito de vida e inicia a construção da sua visão.

Agir ou Esperar?

O homem é viciado na dualidade. Então, tudo ele defini dessa maneira: Luz ou Trevas, Bem ou Mal, Agir ou Esperar. Existem pessoas que simplesmente agem. Elas pensam e mesmo antes de finalizar o pensamento, saindo do abstrato para transformá-lo em concreto, já estão realizando qualquer coisa. Essas pessoas testam todas as possibilidades, agindo muitas vezes por impulso. Este é um caminho que serviu para muitas delas. Entretanto, não é o mais aconselhável.

Enquanto existem outras pessoas que são adeptas do modo “espera”. Vamos aguardar novas informações. Vamos esperar que fulano decida por nós. Vamos observar o mercado antes de tomar qualquer atitude. Este é outro caminho perigoso, pois a inércia não gera resultados, mas pode ocasionar arrependimentos. Então, qual caminho seguir?

Feito é melhor que perfeito!

Planeja e aja! Existe um meio termo. Você passou por etapas importantes: Propósito, Visão, Planejamento! Tudo em teoria está como deveria. Mas talvez possa melhorar. Sempre há coisas novas que podemos tentar. Sim, mas planejar sem agir é tão perigoso quanto agir sem planejar.

Para uma pessoa como eu, perfeccionista, é necessário muita autodisciplina para agir sem estar completamente satisfeito com o planejamento. Ainda assim, existe um lema importantíssimo no mundo do empreendedorismo: “Feito é melhor do que perfeito!”. Essa descoberta mudou a minha concepção de vida.

É exatamente isso que precisamos! Planejamento é algo feito para criar o mapa da sua caminhada. Mas a sua jornada, assim como a vida, é cheia de surpresas. Não temos como adivinhar tudo o que vai acontecer e quais as variáveis externas irão influenciar no seu projeto de vida. Mas isto não é necessariamente ruim. Não, isto pode ser uma oportunidade. Adaptação, assim como o movimento, é inerente do ser humano. Então, comece! Sem o primeiro passo, não chegaremos a lugar nenhum.

E você? O que acha sobre agir? Deixe seu comentário abaixo com suas experiências sobre agir ou esperar o “momento”.