chaves-para-o-sucesso-autoconhecimentoRetornando a série Chaves para o Sucesso, venha entender a importância do autoconhecimento.

Ano passado comecei uma série de textos sobre quais são as Chaves para o Sucesso, Buscando entender mais as habilidades e competências que sempre são citadas por pessoas bem sucedidas como essenciais para sua jornada. Então, retornando a esta série, hoje vamos falar um pouco sobre Autoconhecimento!

O que é Autoconhecimento?

Ultimamente, este é um tema que está em ênfase. Desde de grandes personalidades até pessoas bem sucedidas indicam que o autoconhecimento é essencial. Não só para sua vida profissional, mas também para sua vida pessoal e inclusive para sua saúde mental. Já que o autoconhecimento significa conhecer você mesmo.

“Conhece-te a ti mesmo”

A frase que ficou famosa por causa de Sócratesé a essência do autoconhecimento. Pois ao conhecer você mesmo, entende suas qualidades, seus defeitos e traumas emocionais. Algo que por muitos anos foi considerado irrelevante. Porém, quando descobrimos nossos pontos fortes e fracos, obtemos melhor discernimento para planejar nosso caminho até o sucesso desejado!

chaves-para-o-sucesso-o-que-autoconhecimento

Pontos Fortes X Pontos Fracos

Ser capaz de entender o que te faz ser diferente no mundo é muito valioso. Cada ser humano é único e por isso capaz de criar algo diferente. Além disso, para alcançar qualquer objetivo, você precisa de uma estratégia. Para desenvolvê-la, nada melhor do que visualizar as ferramentas que possui, pontos fortes, e o que precisará de ajuda, pontos fracos.

Por muito tempo, autoconhecimento era algo que se consiguia com maturidade, experiência e talvez ajuda de psicólogos. Estes ainda são fatores importantes. Contudo, hoje em dia há livros que expõem ferramentas e testes para que você possa descobrir com maior facilidade onde se destaca.

Um excelente livro para isto é Descubra Seus Pontos Fortes, pois defende a teoria de foco nos pontos fortes. Já que por muito tempo a sugestão é que deveríamos eliminar os pontos fracos. Além disso, o livro ainda proporciona um teste excelente para quem deseja identificar as principais características da sua personalidade.

Clique na imagem e adquira na Amazon!livro-autoconhecimento-descubra-seus-pontos-fortes

Autoconhecimento e a Inteligência Emocional

Por fim, o autoconhecimento é uma das formas para que você evolua na sua  Inteligência Emocional. Cada vez mais, os estudos científicos demonstram que esta é o melhor tipo de inteligência. Pois define como usaremos o nosso QI, ou seja, nossa inteligência racional.

Além disso, estamos em tempos que Inteligência Emocional é fundamental para continuar com a nossa sanidade. Os problemas de saúde mental estão cada vez mais em evidência, provando que é tão essencial quanto a saúde física. Afinal, o grau de complexidade do mundo está aumentando as dificuldades em viver em equilíbrio.

livro-autoconhecimento-inteligencia-emocional

Clique na imagem e adquira na Amazon!

Desta forma, o autoconhecimento se torna uma das Chaves para o Sucesso, Por meio dele, você é capaz de definir seu Próposito e a partir daí iniciar sua jornada rumo ao sucesso. Ressaltando que autoconhecimento é uma prática que deve ser realizada durante toda a vida. Afinal, assim como a vida, uma eterna metamoforse ambulante!

E você? Se conhece? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.