Chaves para o Sucesso: Autodisciplina

Há vários autores que afirmam que a autodisciplina é uma das chaves para o sucesso. Será? Vamos refletir sobre o tema.

Em dias de busca incessante por sucesso, o que não faltam são livros e textos sobre a temática. Então, semanalmente estarei aqui debatendo sobre um dos elementos que sempre é indicado. Assim, podemos fazer uma reflexão sobre seu significado e o que devemos realizar para implantá-lo na nossa rotina. Portanto, vamos começar falando sobre autodisciplina.

O que é Autodisciplina?

Autodisciplina é requisito essencial para qualquer pessoa que busca sucesso. Mas você já parou para pensar o que é realmente Autodisciplina? Como ter? Como isto te afeta? Por isso mesmo, decidi iniciar com essa temática. Afinal, todos buscamos ser bem sucedidos, independente da sua definição de sucesso.

Segundo o dicionário, autodisciplina é a ação de auto se impor disciplina. Ou seja, você voluntariamente se disciplina. Passamos a maior parte da vida sendo disciplinados, seja pelos pais, família, professores, etc. Contudo, a verdadeira disciplina ocorre quando você mesmo decide seguir suas próprias regras. Quem pior ou melhor que sua própria consciência para ser seu juiz?

Autodisciplina: a solução para seu problemas

Depende. Quais são mesmo as regras que você impôs para você mesmo? Se for continuar em um trabalho que te deixa insatisfeito pelo resto da vida, não é um exemplo de solução. Autodisciplina é uma ferramenta poderosa para criar hábitos saudáveis que irão te ajudar a atingir seus objetivos.

Como seria ótimo simplesmente abdicar daquele seu vício por comida, certo? Mas não é tão simples assim. Não somos robôs. Por mais autodisciplinados que sejamos, não espere se tornar a perfeição da noite pro dia. E nem durante anos de regras restritas.

Um exemplo claro são os japoneses. É uma população exemplo em autodisciplina. Nem por isso deixam de ser humanos. De ter problemas para resolver e sonhos para realizar. As regras são necessárias, assim como a flexibilidade. Se em histórias ficcionais robôs se rebelam para ter livre arbítrio, como um ser humano escaparia de seu desejo de liberdade de escolhas?

Autodisciplina: Escolha Consciente

Na verdade, você está exercendo sua liberdade de escolha ao adotar a autodisciplina. Diferente da disciplina, que geralmente é imposta por algum agente externo, a auto é uma escolha consciente sua. Eu poderia estar neste exato momento fazendo qualquer coisa, mas decidi escrever para você sobre este tema.

A razão disso é que sabemos que a autodisciplina, ainda que dolorosa em alguns momentos, é capaz de nos levar a grandes resultados. Seja em busca de uma dieta balanceada, exercícios físicos diários ou a construção de uma carreira em escrita, como é o meu caso.

Se a autodisciplina for algo fácil demais, talvez as suas regras não estejam corretas. Tenha cuidado na análise do que precisa para alcançar seu objetivo, seja de curto ou longo prazo. Assim você utilizará a autodisciplina sabiamente de forma a ser um impulsor para seus resultados. Afinal, autodisciplina realmente é uma das chaves para ir de encontro com seu tão sonhado sucesso.

E você? O que acha sobre autodisciplina? Já consegue colocar em prática? Conte-me suas experiências nos comentários abaixo!

 

 

Anteriores

Movie Review: Animais Noturnos (2016)

Próximo

Sinfonia Agridoce: 3 Motivos para Ler

2 Comentários

  1. Mayara

    Ótimo artigo Nick

Deixe uma resposta

Desenvolvido & e mantido por isAgile