Motivação é um tema amplamente discutido por especialistas. Contudo, é a automotivação que se destaca como essencial na jornada pelo sucesso.

Não faltam livros e pesquisas sobre motivação. Especialmente na área empresarial. Sempre há aquela pergunta: Como motivar as pessoas? O problema é que motivação é algo interno. Ninguém motiva ninguém. No máximo, cria estímulos que podem ou não incentivar. Por isso, é importante entender sobre automotivação.

O que é Automotivação?

O sufixo auto já diz tudo – É algo realizado pela própria pessoa. Logo, automotivação é a ação de se motivar. Diferente de esperar por estímulos externos, a pessoa cria sua própria motivação. Seja por causa de um propósito, visão ou objetivo que o mova.

Automotivação: O segredo da autodisciplina

O primeiro tema discutido no Chaves para o Sucesso foi a autodisciplina. Isto porque ela é essencial para alguém que deseja conquistar algo. O caminho muitas vezes é tortuoso e cheio de distrações. Então, é a autodisciplina que fará você manter o foco.

E para atingir a autodisciplina é preciso a automotivação. Haverá momentos em que ninguém além de você acreditará no sonho. Haverá momentos em que o futuro é tão nebuloso que você não conseguirá ver o que está pela frente. Haverá momento que todas as forças estarão contrárias. Então, só a automotivação irá te ajudar nesses momentos.

Como desenvolver a Automotivação?

Não é fácil. Se fosse, todos usuaríamos a nosso favor para realizar velhos e antigos desejos, certo? A automotivação é algo tão complexo que as empresas preferem estudar como motivar as pessoas. Pois aqui ela tem algum tipo de controle. Ainda que seja mínimo e que muitas vezes pode não dar certo.

Porém, a empresa pode agir e realizar ações que façam seus funcionários ficarem motivados. Enquanto a automotivação depende apenas de você. Cada indíviduo é único e tem o seu próprio caminho para atingir a automotivação. Logo, para desenvolvê-la, você vai precisar de muita autoconhecimento e determinação!

Automotivação: Autoconhecimento e Determinação!

Novamente, o auto ataca! Isso já diz muito sobre o caminho para o sucesso. Ele depende muito mais de você do que qualquer outra força exterior. O Autoconhecimento é o primeiro passo para a automotivação. A partir dele, você tem consciência de quem é e o que quer.

Muitas pessoas se sentem perdidas quando se trata de autoconhecimento. Isto é normal. A complexidade do nosso cerébro está longe de ser explicada pela ciência, imagina nossos sentimentos e desejos. Por isso, o autoconhecimento é uma habilidade em constante movimento. O que foi ontem será diferente do que será amanhã.

Independente disso, você deve estar alerta para o que realmente o motiva. Isto definirá o seu propósito e seus objetivos. Inclusive, a definição do que é sucesso para você! Então, foque no autoconhecimento e após isto entenderá como se automotivar.

Mas isso é tudo? Não! Para chegar a fase final da automotivação e realmente executá-la, você precisará também de determinação. Muitas vezez, sabemos o que queremos. Sabemos como conseguir. Mas falta algo. Este algo é a determinação.

A partir dela é que você se automotiva. E a repetição da automotivação irá gerar a autodisciplina. Assim, quando menos esperar, você terá criado um hábito tão enraizado que seguir em direção ao seu sucesso se tornará como retornar para seu lar.

Então, você sabe se motivar? Ou ainda está na fase de autoconhecimento? Comente!