Você se considera uma pessoa corajosa? Para alcançar o sucesso, é preciso coragem!

Coragem para agir. Para ir contra a corrente. Para correr atrás dos seus sonhos. Muitas pessoas tem uma visão detuparda do que é realmente coragem. Um dos elementos necessários na sua jornada e uma das Chaves Para o Sucesso!

O que é Coragem?

O dicionário define que a Coragem é a capacidade de enfrentar situações apesar dos perigos e riscos. É considerado como sinônimo de bravura e duramente muitos anos essa capacidade foi elevado ao nível de insanidade. O mocinho do filme de ação que vai lá e acaba com o vilão enquanto resgata a mocinha.

Apesar de todas as probabilidades de morrer. Isto era apenas uma das demonstrações de como a sociedade via uma pessoa corajosa: Alguém sem medo e capaz de fazer as maiores loucura. Contudo, loucura mesmo é pensar que coragem é não ter medo!

Coragem não é falta de medo!

As recentes definições de coragem já falam sobre a capacidade de agir mesmo com medo. E é isto que o ser humano é realmente capaz. Se não tivessemos medo, estaríamos fadados a morte.

Ainda que atualmente nossa sociedade não viva mais em florestas, temos perigos diários constantes. Apenas na simples rotina de acordar e ir ao trabalho há várias possibilidade de quase morte: Da faca para cortar seu pão no café da manhã até atravessar uma rua.

O medo é o nosso cérebro tentando nos manter vivo. O problema é o excesso ou a falta dele. Da mesma forma, é a coragem. Uma pessoa sem a coragem, não irá correr riscos. Por consequência, não irá praticar um elemento essencial para iniciar sua jornada ao sucesso: AÇÃO!

O medo como motivador

Enquanto algumas pessoas desistem pelo medo, outras o utilizam como combustível para agir! Quem nunca conheceu alguém que quanto mais desafiador fosse, mais tinha a vontade de ir lá e fazer?

Esse tipo de determinação pode ser favorável, se a pessoa tiver o cuidado de analisar seus riscos. Não adianta se arriscar em algo que está fadado ao fracasso, resultando em problemas e tirando o seu foco para o que é realmente necessário ser feito!

A coragem que move

Mas quando a coragem é combustível para a ação, aí que temos uma trajetória de sucesso. E os medos podem variar de físicos a emocionais. Um atleta pode correr o risco de uma contusão, porém sabe que aquele movimento é o que será o diferencial para a sua vitória.

Contudo, o medo emocional é o que mais aterroriza e paralisa as pessoas. Não é a toa que certas doenças mentais, como síndrome do pânico e transtorno de ansiedade, estão se tornando comuns nos dias atuais.

Resultado de imagem para coragem gif

Logo, a coragem é essencial para ser aquele sentimento que move as pessoas a encarar o medo e ainda assim continuar em sua jornada. Um dos melhores livros que já li sobre como combater estes medos emocionais foi A Coragem de Ser Imperfeito.chavesnicole-the29chapters-a-coragem-de-ser-imperfeito-brene-brown

Clique aqui e adquira na Amazon.

Portanto, a coragem é uma capacidade que todos seres os humanos tem como desenvolver. Todos temos em níveis diferenciados. Mas lembre-se: Ser corajoso não quer dizer alguém sem medo. Ou que não calcula os riscos de sua ação.

Muito pelo contrário, as pessoas de sucesso são bons apostadores. Sabem que há riscos, porém visualizam que há chances reais de ser bem sucedido . Na maioria dos casos, irá depender da combinação dos outros elementos que são as Chaves para o Sucesso!

Então, você é corajoso mesmo? Sabe os riscos e mesmo assim é capaz de agir? Comente!