Saber o que quer é importante, mas existe outro ingrediente que pode definir se você alcançará seu tão sonhado sucesso: Determinação!

Uma vez escutei que eu era determinada. Na verdade, escutei várias vezes e de pessoas totalmente diferentes. Primeiro, fiquei surpresa pelo comentário. Ser o tipo de pessoa que vai atrás do que quer até conseguir, na medida do possível é claro, era algo normal pra mim. Então, qual a razão das pessoas notarem isso como uma qualidade a mais? Com o tempo, percebi que determinação é um ingrediente que nem todos possuem!

O que é Determinação?

O dicionário define como firmeza, ou seja, o ato de continuar firme até conseguir o que se deseja. Portanto, uma pessoa com determinação irá em buscar de seus objetivos e continuará firme durante o caminho até atingir o resultado pretendido.

Determinação ou Teimosia?

Talvez a minha reação em relação a visão das pessoas sobre a minha determinação tenha sido devido como às vezes confundimos  com o termo teimosia. Nunca gostei e tento evitar ao máximo esse extremo. Ser teimoso nunca é inteligente, pois ser inflexível e que não muda de opinião não pode ser uma boa escolha. Quando percebe que está errado pode ser tarde demais…

Contudo, existe uma linha que separa esses dois conceitos. Determinação é a firmeza para continuar persistindo mesmo que seu plano de ação mude durante o caminho. O teimoso irá pensar que só existe um caminho, enquanto o determinado sabe que há várias possibilidades e apenas um resultado final!

Dessa forma, é preciso estar atento para não ultrapassar essa linha. Pode ser difícil acreditar e aceitar que nosso “plano infalível” não é o melhor. O que se deve ter em mente é que mudanças são comuns e necessárias em tudo na vida. Não pode desistir e sempre seguir em frente

Minha determinação é suficiente?

Quantas vezes você não se questionou se realmente está no caminho certo? Ou se vale a pena os sacrifícios para chegar ao tal objetivo de vida? A insegurança é natural ao ser humano. A dúvida também. O que não pode acontecer é que estes sentimentos te dominem a tal ponto que você fique imobilizado.

Sua determinação deverá te levar até o final da jornada! Ela será o impulso para pensar em ações diferentes, crias novas estratégias e praticar novas habilidades. Enquanto você busca por respostas, a determinação será seu anjo da guarda dizendo ao seu ouvido: “Tudo bem, só precisamos pensar em algo novo e superar isto!”.

Portanto, sou sim determinada. E isto é uma qualidade. Sei que o caminho não é reto, não é fácil e muito menos seguro. Contudo, a minha determinação me ajudou a chegar até aqui vencendo os obstáculos antigos. Bom, ela continua sendo minha parceira nos atuais desafios da minha vida. E você? Se considera uma pessoa determinada? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.