Vamos falar sobre Empatia essa semana na série Chaves para o Sucesso!

Você provavelmente já deve ter escutado alguém pedindo mais empatia. Ou que vários problemas do mundo seriam resolvidos se as pessoas fossem mais empáticas. Essa é uma palavra frequente no mundo dos negócios. Especialmente quando vamos entender a invenção ou inovação de produtos e serviços. Então, o que é  mesmo empatia?

O que é Empatia?

Empatia é quando você se coloca no lugar do outro. Entende sua forma de pensar e os motivos que o levam a ser do jeito que é. É realizar de forma literal o velho ditado de “estar no calçado do outro”. Afinal, a grama do vizinho só será melhor se você não for empático. Com a empatia, descobrimos que todo mundo tem problemas e lidam com eles de forma diferente.

O que é necessário para ter empatia?

O mais importante é escutar. Realmente, escutar! A maioria das pessoas não prestam atenção no que as outras dizem. Elas apenas esperam o momento de silêncio para iniciar seu discurso. Quando você escuta algo, quer dizer que está analisando aquilo que está sendo dito. Que percebe o tom, as palavras e os argumentos da pessoa.

Escutar não é fácil. Eu mesmo sou do tipo de pessoa que mais falo do que escuto. E, muitas vezes, as pessoas só querem ser escutadas. Outras vezes, ela desejam que a gente enxergue o mundo como elas. Isto não quer dizer que você precisa concordar com elas. Porém, a empatia é fundamental para o respeito ao próximo!

Empatia: Diferentes Perspectivas

Faz algum tempo que entendi uma coisa: Cada pessoa tem uma perspectiva única. Mesmo duas pessoas na mesma família não serão igual. A forma como cada uma exerga o mundo dependerá de vários fatores: Personalidade, Experiência, etc. Portanto, ter empatia é conseguir entender a perspectiva de cada pessoa.

Sim, eu não que não é algo fácil. Até em nossas famílias há pessoas que temos dificuldade de entender ou até mesmo suportar. Empatia é algo que venho batalhando há alguns anos para obter. Primeiro era pelo objetivo de ser melhor na minha profissão.

Qualquer gestor necessita ser empático. Seja com funcionários, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, etc. Contudo, cada vez mais percebo que a empatia é uma habilidade que precisamos desenvolver para a vida. Minha experiência com o 17 weeks demonstrou que somente a empatia é capaz de entender pessoas e culturas.

Empatia: O remédio contra o preconceito

Sinceramente, acredito que a empatia é o ingrediente necessário para combater o preconceito. Se você se coloca no lugar do outro, fica mais fácil entendê-lo e, por consequencia, não há razão para discriminá-lo, certo? Porém, sei que ainda há um longo caminho até alcançamos este patamar.

Ainda assim, continuo sonhado e divulgando a empatia como uma habilidade que todos podemos desenvolver. É essencial para que possamos olhar o mundo por uma perspectiva diferente. E, quem sabe, visualizar um futuro melhor para nós e o mundo!

E você? Tem empatia? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.