Em um mundo com tantas informações, o desafio é reter o que realmente é importante para você. Então, como está o seu foco?

Foco está se tornando uma das habilidades que diferenciam as pessoas com resultados do que ainda estão perdidos. Na era da informação, não faltam opções sobre notícias, dados, etc. Com a globalização e a conexão mundial, você pode se enganar que tudo é importante para seu projeto de vida. Não é.

O que é Foco?

Foco é definido pelo dicionário como o ponto principal. Ou seja, quando você define seu propósito de vida ou um projeto, você tem um objetivo. Ter foco é utilizar todos os seus esforços neste objetivo definido, priorizando-o e tornando-o o seu centro de suas atenções e ações.

O que é importante?

Para cada pessoa, uma resposta diferente. Para o estudante, passar de ano ou conseguir o tão sonhado diploma. Para o iniciante na profissão, conseguir experiência. Para o futuro empreendedor, abrir seu negócio e ter resultados.

O que vai definir o que é importante para você é seu propósito/projeto de vida. Com isto, você tem seu objetivo final e a partir daí foca em conquistá-lo. Saber o que é importante para você é essencial para alcançar o que deseja na vida.

O que precisa da sua atenção?

Somos nocauteados diariamente com informações. Seja pelos meios de comunicação tradicionais ou pela internet. Entenda: Estar bem informado é importante, desde que os temas estejam atrelados ao seu objetivo. Aí você pode pensar: Mas, existem temas, como economia, política, etc, que são comuns a todos.

Sim, porém você não precisa ser um especialista nesta área, se não está diretamente ligado ao que é importante para você. Entenda quais os temas que são essenciais para conquistar seu objetivo e seja um expert neles. Ou então, esteja rodeado de pessoas, parceiros, que possam te auxiliar nestas temáticas, focando no que é realmente essencial para você!

Como ter foco?

O que não faltam são estudos, pesquisas e formas para te ajudar a ter foco. Uma bem conhecida é a técnica de Pomodoro, excelente para quem quer estudar ou trabalhar em um projeto com pouco tempo. Minha sugestão é desenvolva hábitos que te ajudem a ter o foco. Quando se cria/ajusta hábitos, seu foco fica mais fácil.

Por fim, foco é uma habilidade essencial para você que já definiu quais as ações necessárias para ter seu objetivo de vida. E você? Já sabe em que deve focar? Tem alguma técnica específica? Comente sua opinião sobre o tema abaixo!