Planejamento é uma habilidade comum para alguns e complexa para outros. Contudo, é crucial para aqueles que querem construir sua vida com propósito.

Estar na era da constante mudança fez muitas pessoas questionarem se ainda valia a pena fazer planejamento. Porque fazer algo que provavelmente não se tornará realidade? Existem tantas variáveis que não temos como saber com certeza se o que pensamos irá se concretizar. Porém, sem o mínimo de planejamento é como se fossemos andar por um território desconhecido e difícil de atravessar.

O que é Planejamento?

O dicionário defini como  “determinação de ações para atingir as metas estipuladas”.  Ou seja, você escolhe o melhor caminho para seguir na sua missão de construir a sua visão. Para realizar o planejamento você precisa ter alguns elementos bem definidos: Suas capacidades, habilidades, dificuldades, cenário em que está inserido e, claro, onde quer chegar.

Posso fazer sem planejar?

Sim, existem milhares de pessoas que simplesmente fazem. Não existe tempo para pesquisa ou análise, somente a ação. Contudo, lembre-se que existe o conceito da probabilidade. Todos vivemos sob essa perspectiva em qualquer coisa da nossa vida. Qual a probabilidade de você acordar pela manhã? De você chegar ao trabalho no horário certo? São as possibilidades que nos dão a oportunidade de ir para onde queremos, mas também podem nos levar não onde não desejamos.

O planejamento deve ser visto como uma ferramenta, assim como você utiliza um computador para trabalhar ou seu carro para se locomover. Visualize o planejamento como um mapa, construído por você especificamente para seu objetivo. Você tem uma meta e decide “desenhar” o melhor caminho para alcançá-la. Afinal, existem vários maneiras de obter o que deseja, mas nem todas tem a mesma probabilidade de tempo, esforço e sucesso.

Como faço meu planejamento?

Isto dependerá absolutamente da sua visão. O que você deseja no seu futuro? Se for algo como comprar sua residência, você terá que pesquisar sobre as condições do mercado imobiliário, escolher qual o tipo de propriedade que deseja (Casa ou Apartamento?), quanto de recurso financeiros possui, etc. Isto é, você diariamente faz planejamento, seja com pequenas coisas, como o que deve fazer no seu dia, a grandes decisões, como onde irei morar.

Obviamente, quanto maior o objetivo mais complexo será o seu planejamento. E exatamente por isto que ele é tão insubstituível. Quando se tem muitas probabilidades em jogo, o planejamento poderá ser o diferencial para você atingir a sua tão sonhada visão. Como especialista no assunto, já que sou administradora, devo dizer que este é um tema importante para qualquer área da vida.

O que precisamos entender é que, diferente dos mapas normais, o nosso planejamento sofrerá constantes alterações, precisando ser flexível para incluir as mudanças constantes no meio do caminho. Essa é a nossa realidade atual! Mas nem por isso você deve desistir do planejamento. É sempre mais fácil quando você sabe como chegar ao local destinado. Não é a toa que o GPS atualmente faz tanto sucesso.

E você? Gosta de planejamento ou prefere simplesmente agir? Deixe nos comentários o que acha sobre o tema e quais suas dificuldades em relação à ele.