A busca por propósito de vida ganha mais espaço na atualidade quando as pessoas começam a repensar seus valores e estilo de vida. Você já descobriu o seu?

Você sabe qual é seu propósito de vida? Se você perguntar isso para as pessoas, muitos delas não saberão responder. Ou até responderão, mas sem conseguir realmente definir qual a razão de estarem aqui. Outras podem achar que você é louco por perguntar algo assim, enquanto algumas podem se sentir ofendidas.

Propósito não é algo que as pessoas estejam acostumadas a conversarem. Ainda que seja fundamental para responder uma pergunta famosa: “Quem é você?”. Atualmente, a sociedade dita que a resposta para esta pergunta seja sua profissão, sua conta bancária, seu estado civil, sua posição política, entre outros. Essa questões são importantes, mas elas sozinhas não são a resposta para qual a sua missão nesta vida.

O que é Propósito?

O dicionário defini como um objetivo, uma meta ou uma definição. Sim, propósito é definido por nós, mas a partir do que somos, quais os nossos valores, habilidades e desejos. Estabelecer seu propósito de vida é maior do que um objetivo, é uma missão. As vezes quase impossível, mas sempre aquilo que te fará sentir que teve uma vida realizada quando chegar ao fim dela.

Estamos em tempos em que há um choque de gerações devido a este tópico: Propósito! Enquanto a antiga geração via propósito apenas em determinados aspectos das vida, como ambiente familiar, espiritual e etc, a atual quer propósito como seu guia da vida. E ao se estudar as pessoas mais bem sucedidas dos últimos séculos, todas tinham isto em comum: Seguiram seu propósito!

Como encontrar o meu propósito?

Esta é a pergunta valiosa. Não somo educados para pensar desse modo. Diferente de empresas e instituições que devem desde o seu início definir sua missão. Ninguém te ensina na escola qual a razão de você estar aqui na terra. No máximo, recebemos uma educação religiosa que tenta responder de forma generalizada. O problema é que nossas diferenças são tão gritantes que não é satisfatório.

Eu passei anos para encontrar o meu propósito de vida. Li muito sobre o assunto, observei algumas pessoas, especialmente aquelas que considero um bom exemplo a ser seguido, e fiz muitas reflexões. Qual é o meu papel nesta vida?  Eu encontrei o meu, mas sei que ainda estou em constante aperfeiçoamento. De forma geral e simples, sempre sabemos lá no fundo o que precisamos fazer para deixar nosso legado. Ainda assim, são as questões específicas, os passos que precisamos tomar que ainda são as incógnitas diárias.

Já sei meu propósito! O que faço agora?

Quando está tentando definir seu propósito, você pensa que a coisa mais difícil que já fez na vida. Até que chega o momento que sabe qual é a sua missão, então agora precisa colocá-la em prática. Sim, transformar o pensamento em ação é complicado. Não vem com um manual de instruções e você se sente perdido na maioria das vezes.

A boa notícia é: Isto é normal! Se você não se sentir assim, então comece a se preocupar. Ter um propósito significa que você sabe o que deve fazer com sua vida, qual a razão de estar aqui. Entretanto, não quer dizer que a jornada será fácil e sempre prazerosa. É complexa e desafiante. Contudo, é algo que se você não seguir, saberá que terá arrependimentos. E quem quer viver dessa maneira, certo?

A dificuldade é alinhar seu propósito de vida com os vários aspectos dela. Isto leva a escolhas. Muitas vezes, você terá que abrir mão da sua zona de conforto e seguir por caminhos desconhecidos. Algo que naturalmente te dá medo e ansiedade. A única certeza que você pode ter é que tudo aquilo valerá a pena no final, pois você está seguindo o seu propósito. E quando as coisas ficarem muito complicadas e a vontade de desistir começar a surgir, lembre-se: Pessoas bem sucedidas e realizadas são aquelas que realizam seu propósito!

E você? Já encontrou o seu propósito? Deixe seu comentário sobre o que acha sobre o tema e nova geração que está sempre a procura de realizar tudo com propósito.