Muitos dos homens que revolucionaram o mundo com suas criações são chamados de visionários. Mas, afinal, o que é ter visão?

Visão é um dos principais elementos que qualquer estudante de administração ou gestão aprende. A velha teoria que toda empresa é criada por um propósito (missão) e deve perseguir um objetivo a longo prazo (visão). A maioria das grandes organizações possuem em seu documento institucionais declarações de qual é sua visão, ou seja, seu grande objetivo de longo prazo. Porém, você realmente sabe o que isto significa?

O que é visão?

A definição no dicionário é amplo para o termo, especialmente por ser sinônimo para uma das principais funções corporais. Contudo, neste caso visão deve ser entendido como uma imagem projetada do futuro. De preferência, um futuro desejado por você. Algo que esteja alinhado com o seu Propósito de Vida!

Assim, a visão nada mais é que o seu desejo de construir um futuro melhor. Porém, você deve ser específico. Simplesmente projetar que daqui a cinco anos quer estar rico ou feliz não irá te ajudar. Desejos superficiais e genéricos não ajudam a criar um plano real para atingi-los. Portanto, visualize e foque em criar uma imagem do futuro que parece tão real que é como se pudesse estar nela agora em sua mente.

Não tenho visão! E agora?

Muitas pessoas dizem que não possuem o dom da visão. Não são Albert Eisten, Steve Jobs ou qualquer outro visionário que revolucionou de alguma forma o mundo dos homens. Sim, nem todos serão considerados além de seu tempo na história da humanidade. Contudo, isto não é razão para desistir.

Se você tem dificuldade em pensar em sua vida daqui a alguns anos ou até meses, comece com exercícios simples. Já pensou o que fará no final de semana? Ficará em casa descansando? Ou irá sair para curtir com amigos e família? Talvez este seja o final de semana que você precisa se preparar para uma grande prova ou projeto do trabalho, então nada de diversão.

Assim, você já está visualizando o que fará e por consequência já está planejando quais ações o levará a este futuro. Pensar em um final de semana, uma viagem ou até um grande evento da sua vida, como um aniversário ou casamento, é um belo início para desenvolver sua visão. Talvez não seja logo de início, mas a prática e a experiência sempre são boas aliadas.

Minha visão está pronta! Qual o próximo passo?

Depois de ter a sua visão, alguns podem pensar que está na hora de agir. Calma! Antes de tomar qualquer atitude, pense primeiro quais são os passos para chegar até a sua visão. Planejamento é algo recomendado por tantos especialistas por um motivo: Irá de te ajudar a alcançar mais rápido seu objetivo.

Claro que há pessoa que pulam esta parte indo direto para a ação. Tudo bem, a escolha é sua. Porém, imagine você viajando para um lugar desconhecido. Sem GPS ou mapa. Tarde da noite. Quanto tempo levará para chegar ao destino desejado? Isto se realmente chegar, pois algumas pessoas simplesmente se perdem no meio do caminho. E, acredite, o paraíso pode estar a cinco minutos, mas sem direcionamento não há como chegar.

E você? Já possui o dom da visão ou continua precisando de ajuda para desenvolver? Deixe seu comentário abaixo de quais são suas principais dificuldades quando o tema é visão.