Resultado de imagem para comunicaçao internaSe existe algo comum a maioria das organizações é o problema com comunicação. Venha conferir quais são os 3 principais erros nas Organizações com Comunicação Interna.

Hoje falarei com foco na comunicação interna. Problemas nessa área pode gerar prejuízos monetários, morais ou de imagem para a empresa externamente.Além da perda de talentos que preferem partir a estar em uma organização que não tem uma boa comunicação.

Ainda assim, é comum que as organizações não se atentem a este detalhe, preocupadas com que de fato irá gerar resultados tangíveis. Falta a visão estratégica de perceber que na era da informação e conhecimento, é justamente os recursos intangíveis que podem definir o sucesso ou fracasso da organização.

Erro 1: Resultado de imagem para comunicaçao interna

Então, vamos discorrer um pouco sobre os principais erros das organizações em relação a comunicação interna.

Vários Canais de Comunicação

Algumas pessoas podem visualizar isto como uma vantagem, pois você tem várias opções de comunicar uma mensagem. Contudo, deve-se ter a atenção de que muitas vezes ao utilizar várias ferramentas, as informações se perdem.

Vários canais de comunicação

A informação vai pelo e-mail? Ou por telefone? Ou no site interno da empresa? Carta oficial? Enfim, tantas opções e muitas vezes não há regras claras sobre a relação conteúdo/canal de comunicação. Isto ocasiona a falha na comunicação, a famosa frase “Não vi/Não fui informado” que causam tantos problemas internos.

Informação é poder

É verdade! Muitas pessoas guardam informação com receio de que ao compartilhar acabem perdendo seu valor na empresa. Essa doença é bastante comum nas áreas táticas e estratégicas.  A priori, estas áreas deveriam ser as que mais se comunicam para buscar alinhamento e realizar trabalho em conjunto para obter os resultados da organização.

Informação é poder!

Existe uma diferença entre o que é confidencial e o que é informação retida. A primeira é essencial em certos momentos, enquanto a segunda só bloqueia e atrasa o desenvolvimento e produção da organização. Gestores e técnicos devem entender esse conceitos para que a comunicação interna seja um ponto forte da empresa.

Comunicação Interna é só com a área de Marketing/Comunicação

Não existe apenas uma área, gestor ou colaborador responsável pela comunicação interna. Todos os envolvidos devem ter conhecimento básico e entendimento claro da importância de se comunicar de forma clara e objetivo, repassando tudo o que é necessário. A comunicação interna precisa ser uma diretriz e estar absorvida na cultura organizacional.

Comunicação Interna é só com a área de Marketing/Comunicação

Obviamente, há vários outros erros que poderiam ser citados aqui. Comunicação nem sempre é fácil, especialmente em organizações complexas ou com uma cultura não apoia este pilar essencial para o dia a dia. O desafio é visualizar a comunicação interna como uma deficiência até transformá-la em um ponto diferencial da empresa.