dia-mundial-dos-introvertidosVamos começar o ano celebrando as pessoas introvertidas!

Durante muito anos, eu não sabia que tinha um lado introvertido. Sempre fui tachada de alma velha pelo meu jeito de ser. Afinal, a nossa cultura sempre valorizou os extrovertidos por sua personalidade dominante e expansiva. Contudo, cada vez mais os introvertidos são necessários em um mundo que não consegue se calar ou resolver seus problemas cruciais.

dia-mundial-dos-introvertidos

O que é uma pessoa introvertida?

Ainda existe uma forte tendências a rotular as pessoas baseado em uma dualidade. Você é isto ou aquilo. Entretanto, alguns estudos de psicologia apontam que as pessoas tem seu lado introvertido e extrovertido. A questão é que um geralmente é dominante sobre o outro.

dia-mundial-dos-introvertidos

Desta forma, pessoas que são consideradas extrovertidas podem sim ter seus momentos de introspecção. E a introversão é quando a pessoa foca mais em si e em sua mente do que seu ambiente. Sua preferência são atividades que envolvam mais a reflexão e momentos sozinho do que atividades sociais.

Quais os super poderes dos introvertidos?

Assim como os extrovertidos, os introvertidos tem suas particularidades que são excelentes qualidades. Em geral, são pessoas que:

1.Criativas

Os introvertidos passam muito tempo em sua própria mente. São curiosos e buscam entender o funcionamento do mundo e de suas coisas. Com isto, se interessam por leitura, conhecimento, culturas diferentes da sua, etc.

dia-mundial-dos-introvertidos

Desta forma, os introvertidos acabam criando algum tipo de atividade que estimule sua criatividade. Seja apenas para um hobbie ou até para negócios. Por exemplo, eu encontrei nos livros e na escrita a paz e o estímulo para explorar toda a minha criatividade. É uma forma de retribuir para o mundo tudo o que absorvo dele.

2.Solucionadores de Problemas

Pessoas criativas são ótimas em solucionar problemas. Então, claro que os introvertidos seriam excelentes em entregar soluções. E isto acontece nas mais diferentes áreas: Ciências, Política, Negócios, Artes, Direitos Humanos, etc.

dia-mundial-dos-introvertidos

Algumas pesquisas apontam que os introvertidos com seu jeito de se desconectar do mundo estão mais aptos para resolver questões complicadas. Algo que também resulta neste fato é que os introvertidos são curiosos. Portanto, sempre é uma boa opção buscar seu lado introvertido para solucionar seus problemas.

3.Leais em suas relações

Nem sempre introvertidos evitam atividades sociais. A questão é que eles preferem algo diferente dos extrovertidos. Sua preferência é mais em conversas com significado e com pessoas que eles têm relação.

dia-mundial-dos-introvertidos

Por buscar um relacionamento com mais profundidade, os introvertidos em geral são leais às pessoas. Preferem manter um grupo de amigos reduzidos, mas que sabem que podem contar a qualquer momento.

Feliz dia dos Introvertidos!!!

No último ano, abracei de vez meu lado introvertido. Com meu projeto 17 weeks, fiz um intercâmbio que me proporcionou poder estudar e vivenciar novas experiências. Além disso, descobrir o site Introvert, Dear que fala abertamente sobre as dificuldades e benefícios de ser um introvertido.

dia-mundial-dos-introvertidos

Dessa forma, estou aprendendo mais sobre a minha personalidade e como obter o melhor dela. Então, nada melhor que comemorar em grande estilo o meu lado introvertido. Curtindo um bom livro, refletindo sobre o que desejo para este novo ano e escrevendo. Parabéns a todos os introvertidos!

E você? Se considera mais introvertido ou extrovertido? Comente!