Dia Nacional do Escritor: 7 Escritores Brasileiros para Ler (25/07)



             Vamos celebrar os talentosos escritores brasileiros!

Hoje é o Dia Nacional do Escritor. Então, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre alguns famosos autores nacionais. Para celebrar este dia, vamos indicar alguns dos escritores brasileiros mais conhecidos.

Resultado de imagem para gif leitora brasileira

Assim, você pode se  deliciar com suas obras mais famosas. Aqui é uma lista ampla. De poesia à prosa. De clássico à contemporâneo. O importante é dar uma chance para os consagrados e respeitados autores nacionais. Enquanto se diverte e se emociona com grandes histórias. Então, vamos lá:

7. Paulo Coelho

Em termos comerciais, este é o mais bem sucedido autor brasileiro. Famoso e adorado no mundo inteiro, Paulo Coelho encontra certa resistência de muitos brasileiros em conhecer suas obras.

the29chapters-dianacionaldoescritor-paulocoelho-oalquimista

Clique e adquira na Amazon!

O que é bem triste, pois deveríamos ter orgulho de um escritor nacional atingir tamanho sucesso. Algo único até o momento. O seu livro mais famoso é o O Alquimista. Porém, ele tem vários livros best-sellers. Aqui no site falei de Onze Minutos, uma verdadeira história de amor e autodescoberta.

6. Clarice Lispector

Esta escritora na verdade nasceu na Ucrânia, mas viveu a maior parte da sua vida no Brasil e foi naturalizada como brasileira. Ela é uma autora versátil, pois publicou desde de romances até contos. Praticamente todos os seus livros são referência, mas talvez o mais comentado seja A Hora da Estrelathe29chapters-dianacionaldoescritor-claricelispector-ahoradaestrela

Clique aqui e adquira na Amazon!the29chapters-dianacionaldoescritor-claricelispector-ahoradaestrela

 

5. Érico Veríssimo

O nosso George RR Martin! Sim, temos uma grande saga sobre poder e guerra passando no Brasil, porém sem dragões. O autor utilizou acontecimentos históricos para construir uma história que retrata bem a revolução do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e adquira na Amazon!the29chapters-dianacionaldoescritor-ericoverissimo-otempoeovento

Na verdade, O Tempo e O Vento se tornou um clássico nacional baseado em uma parte histórica do país assim como Guerra e Paz é para a Rússia. Inclusive, conheci o autor por meio dos livros indicados para vestibular. Li Ana Terra e até hoje tenho como meta de leitura finalizar a saga. Então, o autor é uma boa opção se você gosta de aventura e história.

4. Rachel de Queiroz

A autora  é até hoje uma das grandes referências do Nordeste. Quebrou barreiras ao ser a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. E a curiosidade é que ela tem parentesco distante de outro grande autor cearense, José de Alencar.

Clique aqui e adquira na Amazon!

Seu livro mais conhecido é O Quinze, pois retrata a seca de 1915 no Nordeste. Algo que a autora viveu quando era criança. Porém, ela tem vários títulos, inclusive outro que se tornou popular após a adaptação para série de tv, Memorial de Maria Moura.the29chapters-dianacionaldoescritor-racheldequeiroz-oquinze

3. Jorge Amado

Outro grande autor do nordeste, mas agora vindo da Bahia. Várias de suas obras foram adaptadas para tv e cinema. Dessa forma, o autor é amplamente conhecido. Mesmo que muitas pessoas não tenham lido nenhum de seus livros.

Clique aqui e adquira na Amazon!

Foi um dos autores brasileiros mais bem sucedidos em território intercional, perdendo o posto em venda para Paulo Coelho. Entre os livros, podemos destacar
Capitães da Areia, Gabriela, Cravo e Canela, Tieta do Agreste e Dona Flor e Seus Dois Maridos.the29chapters-dianacionaldoescritor

2. Cecília Meireles

Uma das grandes poetas brasileiras! Cecília é até hoje lembrada pelos apaixonados por essa arte em palavras. Entre os vários livros de poesia, Ou Isto ou Aquilo se destaca por usar o ponto de vista da imaginação infantil.

Clique aqui e adquira na Amazon!the29chapters-dianacionaldoescritor-ceciliameireles-istoouaquilo 

Porém, a autora também apresenta Romanceiro da Inconfidência como uma obra para reflexão sobre o Inconfidência Mineira. Sendo um trabalho mais voltado para o público adulto.

1. Machado de Assis

Este é o maior escritor da literatura nacional. Sendo um ícone brasileiro para o mundo com o seu livro mais famoso,Dom Casmurro. Não só foi um autor consagrado, como também ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras.

Clique aqui e adquira na Amazon!

Li vários livros do autor durante a escola. Foi o único escritor clássico que realmente gostei de ler. Seu estilo único e ousado me encantou. Meu livro preferido do autor é Helena. Um romance com um plot twist maravilhoso e supreendente!

Imagem relacionada

Portanto, não faltam boas opções de livros para curtir a literatura nacional. Aproveite então o Dia Nacional do Escritor e conheça algumas das obras citadas!

E você? Tem algum autor nacional preferido que não esteja aqui? Comente!

Anteriores

Book Review: O Amor nos Tempos do Ouro (Marina Carvalho)

Próximo

Movie Review: Homem-Formiga e a Vespa (2018)

  1. Yane Faria

    Meu autor nacional favorito não está aí realmente, mas foi citado sim. José de Alencar é meu ícone nacional. Mas tirando o Paulo, eu amo muito todos esses que foram citados. Já os li e sou fã. Sou muito fã também dos clássicos, poetas, trovadorés e inúmeros romancistas nacionais que li durante toda a minha adolescência. Viva o dia do escritor! Viva o escritor nacional.
    Feliz dia do escritor Nicole.

    • Ah, Yane, confesso que nunca terminei um livro do José de Alencar – Um crime, eu sei, já que vivi anos em seu estado e estudei muito ele no ensino médio.

      Não gosta do Paulo Coelho? Eu li só um até agora, mas gostei. Estou louca agora pra ler Alquimista.

      Sobre os outros escritores, concordo. Acho fantástico cordel, mas infelizmente não é tão valorizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén