A dica cultural da semana é a exposição das Guerrilha Girls no MASP!

Em um ano que o filme mais comentado foi Mulher Maravilha, a questão feminina esteve no centro da atenção. Então, nada melhor que visitar uma exposição do MASP sobre um grupo feminista que há anos luta pelos direitos das mulheres no meio artístico.

Resultado de imagem para guerrilla girls masp

O que é Guerrilha Girls?

É um grupo feminista anônimo criado nos EUA na década de 80. Seu foco era a desigualdade de gênero nos museus de Nova Iorque. Contudo, o grupo agora está mais abrangente, denunciando a desvantagens das mulheres no mundo das artes.

Resultado de imagem para guerrilla girls masp

A assinatura do grupo é a máscara de gorila que as ativistas utilizam durante aparições públicas. Dessa forma, nunca revelam seus rostos. Para saber mais do trabalho do grupo, acesse o site oficial da Guerrilha Girls.

Feminismo, a luta pela igualdade de direitos

Nunca é demais relembrar, já que ainda tem muita gente que acredita que o feminismo é a luta contra o homem. Não é e nunca fui. A luta dos direitos de igualdade de gênero já duram anos e ainda existe preconceito contra o feminismo.

Resultado de imagem para guerrilla girls masp

Então, só para deixar claro: As feministas só querem igualdade de direitos. Que independente de ser homem ou mulher, as leis sejam as mesmas. Algo que não acontece ainda, visto a diferença salarial e de oportunidades entre o gênero.

Exposição no MASP

A exposição das Guerrilha Girls são cartazes sobre as várias denúncias que o grupo fez ao longo de sua existência. Iniciou sobre o monopólio masculino sobre nas exposições dos museus de Nova Iorque. E foi crescendo e ampliando para outras áreas, como resenhas artísticas e cinema.

Resultado de imagem para guerrilla girls masp

Então, seja por interesse no assunto ou apenas curiosidade, super indico uma visita a exposição para entender um pouco mais sobre a luta feminista na arte. Além disso, o MASP apresenta outros temas para exposição, podendo ser um complemento para o passeio!

PS: Dia de terça-feira, a entrada para o MASP é gratuita!