Dicas de Leitor: 7 Livros de Fantasia para Ler

Que tal entrar em um mundo fantástico? Então, confira as 7 dicas de livros de fantasia imperdíveis!

Mais uma nova coluna aqui no The 29 Chapters para você, leitor: O Dicas de Leitor são todos os leitores que desejam indicar livros de algum gênero específico ou tema relacionado. Para começar com essa coluna, convidei uma amiga leitora, Dafne. Então, confira as 7 dicas dela de Livros de Fantasia:

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-mundofantastico

Devo confessar que Fantasia não me interessava tanto quando estava no começo da minha trilha no mundo da leitura. Mas, depois de alguns anos, se tornou um dos meus gêneros favoritos e volta e meia estou lendo algo com um pezinho ou o corpo todo em algum mundo fantástico. Aqui estão listados meus livros preferidos. Isso não quer dizer que está em ordem de qualidade, mas que, dentre esses, uns ocupam mais espaço no meu coração.

7.  As Mentiras de Locke Lamora: Os Nobres Vigaristas – Scott Lynch 

Os Nobres Vigaristas são um bando liderados pelo ilustre Locke Lamora, o Espinho, que possui uma fama de conseguir roubar onde mais ninguém poderia conseguir… Lamora é o anti-herói que mais me encantou nessas andanças pelos livros de fantasia. Locke e seus comparsas desenvolveram a arte de roubar num nível nunca antes visto.

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-As Mentiras de Locke Lamora-Scott Lynch

Clique aqui e adquira na Amazon!

A construção dos personagens é fabulosa, mesmo sendo uma fantasia, não há criações ou situações fantásticas. E apesar de ser uma série, cada livro encerra a história a que se propõe, mas a cada página virada queremos mais e mais dos nobres vigaristas.

6. A Bussóla de Ouro: Fronteiras do Universo – Philip Pullman 

Num primeiro momento a história parece se passar no nosso mundo, contudo existem seres chamados de daemons que se unem às crianças e crescem com elas. Na Oxford de Lyra, começam a desaparecer crianças. E quando seu melhor amigo desaparece, Lyra decide descobrir o que está acontecendo.

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-A Bussola de Ouro-Philip Pullman

Clique aqui e Adquira na Amazon!

E a partir de então, nos vemos cada vez mais mergulhados num mundo cada vez mais fantástico. Esse primeiro não é o melhor da série, para mim, mas é a porta de entrada de uma das histórias que mais gosto.

5. O Império Final: Mistborn – Brandon Sanderson

Não tem como falar de fantasia sem falar do Sanderson. E Mistborn é aquele tipo de história que merece ser lido por todos. Esse livro é o pontapé inicial da primeira era e, posso afirmar, que começo espetacular!

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-Mistborn-Brandon Sanderson

Clique aqui e Adquira na Amazon!

O universo criado é maravilhoso, os personagens são fantásticos, a magia é incrível! A trama é bem traçada e tudo vai se encaixando perfeitamente, cada reviravolta melhor que a anterior. E o final nos deixa sem fôlego e com vontade de devorar os próximos livros.

4. As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Bruxa e o Guarda-Roupas – C. S. Lewis

Esse foi o primeiro livro que comprei com meu primeiro salário! Eu já conhecia a história, pois havia lido na biblioteca da escola (eram 7 volumes) e havia gostado muito. Então quando tive a chance, nem titubeei e comprei o volume único. Aqui Lewis narra a criação e desenvolvimento de Nárnia, um lugar fantástico e, em diversos aspectos, semelhante ao nosso.

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-As Crônicas de Nárnia-C. S. Lewis

Clique aqui e Adquira na Amazon!

Para quem conhece a história do cristianismo, a narrativa se assemelha bastante, afinal, Lewis nunca escondeu o quando o admirava. Não sei se tenho uma história preferida, mas a Última Batalha é o que mais chega perto. E eu recomendo a leitura pela ordem de publicação. A história também foi sucesso também nos cinemas, com a adaptação de 2005.

3. O Hobbit – J. R. R. Tolkien

Não lembro quando tive contato com O Hobbit pela primeira vez. Porém, gostei muito e em seguida parti para a leitura de O Senhor dos Anéis, mas a experiência foi bem diferente… Neste a história se arrastava e mesmo tendo, no fim, gostado bastante, somente O Hobbit figurou entre meus livros de fantasia preferidos.

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-O Hobbit-J. R. R. Tolkien

Clique aqui e Adquira na Amazon!

Acredito que muita gente conhece a história, principalmente pelos filmes e isso me deixa animada, pois conheço várias pessoas que foram ler os livros depois de ver os filmes e hoje são ávidos leitores de fantasia fantástica e medieval. O Hobbit traz a história de Bilbo Bolseiro e sua aventura com os anões e Gandalf para resgatar o tesouro guardado por Smaug, o dragão.

2. Golem e o Gênio – Helene Wecker

Esse livro já conquista de cara pela capa maravilhosa que tem e que reflete lindamente a maravilhosa história contida nessas páginas. A história, apesar de tratar de lendas árabes e judaicas, se passa em Nova York na virada do século XX.

Numa parte da cidade construída por imigrantes e com culturas tão próximas e ao mesmo tempo tão diferentes, vemos Chava e Ahmad se encontrando e desenvolvendo uma amizade altamente improvável.

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-Golem e o Gênio-Helene Wecker

Clique aqui e Adquira na Amazon!

É muito interessante a forma como Wecker desenvolve algo tão fantástico em meio a um cenário tão real e mundano. Mesmo podendo assustar pelo tamanho, é um livro que quando terminamos ficamos chocados por já termos terminado! Aos poucos as peças vão se encaixando e o final é surpreendente e maravilhoso.

1. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – J. K. Rowling

Deve ser estranho falar sobre uma série trazendo para o foco o terceiro livro. Mas é, dentre os 7 livros, o que mais gosto. Aqui Harry já havia passado dois anos letivos em Hogwarts, já conhecia mais sobre si e seus pais, já havia aprofundado sua amizade com Rony e Hermione e havia sobrevivido a dois “encontros” com Voldemort.

the29chapters-dicasdeleitor-livrosdefantasia-Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban-J. K. Rowling

Clique aqui e Adquira na Amazon!

Então, ele estava deixando suas características mais infantis e entrando num mundo onde os hormônios estão mais à flor da pele, onde existe a necessidade por mais respostas, por explicações e por ser como os demais. Nesse livro o clima passa a ser um tanto mais sombrio e novas descobertas trazem à tona sentimentos mais violentos. É a partir daqui que vamos percebendo que Harry Potter não é uma série qualquer e que para o protagonista não está reservado só coisas boas.

Então, gostou das indicações? Já leu algum dos livros? Comente!

Texto por Dafne Pereira

Anteriores

Movie Review: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (2018)

Próximo

Book Review: A Cidade do Sol (Khaled Hosseini)

  1. Angela Costa

    Amo fantasia. Podemos viver realidades diferentes, conhecer seres fantásticos e heroínas corajosas, e sonhar em viver nesse mundo paralelo.
    As Crônicas de Nárnia, foi uma leitura tão perfeita que a imaginação voava ao abrir portas de quaisquer armários!
    E a simbologia daquele leão? Coisa para se pensar.
    Mas não gostei de Hobbits. Não sei bem porque. Embora tenha outros livros de fantasia que se tornaram famosinhos, mas que não me agradaram.
    Enfim. Fantasia quando bem escrita é sempre muito bom!

  2. Yane Faria

    Já li Nárnia, A trilogia Bússola de ouro, O Hobbit e Harry Potter. Amo todos!
    Fantasia é o meu gênero favorito. Sou fã incondicional de Tolkien, Jô K. Rowling e Lewis.
    Adorei a lista.
    Só tenho uma ressalva.
    O Hobbit e O senhor dos Anéis, ambos são perfeitos de acordo com suas características, lógico que O Hobbit tem uma escrita mais fácil e fluida, mas O senhor dos Anéis é magnifico demais.

  3. Lorena Sílria

    Que dicas maravilhosas. Sou iniciante no romance fantástico e não li nenhum da lista da Dafne, mas alguns com certeza quero ler. E esse texto só ajudou mais a vontade de lê-los.

    • Oi, Lore

      Obrigada pelo comentário!

      Fiquei com a mesma vontade, especialmente A Bussola de Ouro. Já que vai ter nova adaptação e sempre vejo leitores falando bem =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén