Especial Viagem: 7 Curiosidades sobre a Islândia

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechavesIslândia é um país pequeno, mas cheio de peculiaridades!

Devido a Copa do Mundo, muita gente está descobrindo a Islândia e suas belezas. Desde que visitei o país ano passado, durante o evento de Retiro para Escritores, virei fã de carteirinha e sempre divulgo para todo mundo que é um local que deve ser visitado!

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

Um Sonhadora na Terra do Gelo

Além de suas belezas naturais e um povo educado e receptivo, a Islândia se destaca por grandes marcos na natureza, economia e política. Então, vou compartilhar algumas das curiosidades que aprendi durante a minha visita sobre este país incrível!

7.Um país bilíngue

O islandês é o idioma oficial, porém toda a população também fala inglês. Além de ser uma prática comum nos países escandinavos (bilíngue), é também uma questão de necessidade. Islandês é um dos derivados das línguas nórdicas e bem complicado.

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

Então, ficaria quase impossível atrair turista e até se comunicar oficialmente com outros países sem o inglês. Por isso, é natural ter os dois idiomas em praticamente tudo no país. E a fluência dos islandeses é admirável! Então, você tem como viajar tranquilamente e conhecer as maravilhas do país apenas sabendo inglês.

6. Geologia da Islândia: Única no mundo

Eu não entendo nada sobre o assunto. Porém, uma das coisas que os islandeses são orgulhosos é que o terreno islândes é formado de uma forma totalmente original do restante do planeta. Inclusive, segundo especialistas, é o último a ter se formado durante o Big Bang. É incrível e por isso causa outros fenômenos só que acontecem no país, como…

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

 

5. Cavalo Islandês

Isso mesmo! A Islândia tem uma raça de cavalo exclusiva. A aparência é fofa, pois é como se fosse um intermediário entre pônei e cavalo. O animal atualmente serve para matar as curiosidades de turista e é um patrimônio nacional. E sua altura nunca foi um problema para o país, visto que…

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

4. Praticamente, não há árvores na Islândia

Essa é até uma piada nacional. Sim, os islandeses brincam como árvores são quase inexistentes na ilha. Dessa forma, não há como se perder, pois estando de pé qualquer pessoa te acha! Brincadeiras a parte, essa questão é derivada do solo diferenciado da Islândia e sua geologia.

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

Mas isto não é motivo de vergonha ou desânimo para os islandeses. Na verdade, por ser tão diferente, faz o país ser um dos principais pontos turísticos da atualidade para quem gosta de natureza.

3. Islândia tem o maior número de autores com prêmio nobel

A literatura é uma parte importante da cultura islandesa. É um país com vários escritores e autores renomados. Livros são um tradição forte, especialmente na virada do ano. Devido ao clima frio e a localização distante de outros países, faz sentido o foco em estar em casa aquecido e com um bom livro!

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

2. Primeiro Ministro ou Presidente? Os dois!

A política na Islândia pode parecer um pouco confusa no primeiro instante. O regime dele é parlamentarista, porém eles tem um presidente. Enquanto o primeiro ministro lidera a agenda política e econômica do país, o presidente é uma espécie de representante da nação, especialmente na esfera internacional. Ou seja, o foco é mais em relações públicas, quase o mesmo papel que a rainha Elizabeth II e a monarquia desenvolve na Inglaterra.

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

1. Pagamento de salário igualitário entre os sexos

A Islândia é o país mais igualitário do mundo!!! Foi a primeiro a eleger uma primeira ministra na década de 80 e tem forte política para a igualdade de gênero. A partir deste ano, o país criou uma lei que proíbe a diferenciação de salário entre gêneros para o mesmo cargo/função. É ou não um país para amar? <3

the29chapters_curiosidades-islandia-nicolechaves

Gostou de saber um pouco mais sobre a Islândia? O que mais achou interessante? Deixe seu comentário!

 

Anteriores

Por Trás do Livro: Músicas de A Trilha Sonora da Minha Vida (Parte 1)

Próximo

Movie Review: O Plano Imperfeito (2018)

  1. Angela Costa

    Quero morar na Islândia, apesar do frio. Kk Saudades de pessoas educadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén