Curitiba é uma das cidades referências de beleza e sofisticação no Brasil!

Olá, me chamo Tércia e a pedido da Nicole vou falar um pouco de como foi conhecer Curitiba, capital do Paraná que fica no Sul do Brasil. Bom, minha historia com a cidade é “antiga”, mas apenas em junho de 2017 pude realizar esse sonho incrível. Até hoje me surpreendo em ter ido, pois também foi minha primeira viagem de avião então foi emoção dupla. Eu passei duas semanas em Curitiba.  

Então vamos aos principais locais que tenho pra indicar:

Linha Turismo

Existe na cidade a linha de ônibus própria para o Turismo (com esse mesmo nome) e me senti quase na Europa – sem nunca ter ido lá. Toda a beleza, infraestrutura me fez pensar que a cidade foi bem planejada.

O passeio na linha Turismo dura o dia todo e vale muito a pena fazer. O ônibus passar por lugares como: Centro, Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Torre Panorâmica, entre muitos outros.

A viagem ainda é acompanhada de guia que vai localizando cada ponto e contando um pouco sobre a história do lugar. E claro que passa por vários parques (os principais), pois a cada esquina tem um parque em Curitiba.

O que a torna ainda mais bela. Paradas obrigatórias: Jardim Botânico, quem vai a Curitiba tem o sonho de pisar nesse Jardim com certeza. Eu praticamente vivia lá, andando com aquele arzinho frio no rosto. É uma delicia e incansável. O Parque Tanguá, também conhecido como o parque mais bonito de Curitiba faz por merecer esse titulo. Além da sua grandiosidade, a vista é um paraíso.

Centro

Outro lugar que fui várias vezes. Adorei conhecer o centro da cidade. Confesso que achei bastante diferente do que vejo na minha cidade (Fortaleza, Ce). Tem cara de cidade grande mesmo. Um lugar muito bacana para ir e andar bastante, pois existem muitos lugares interessantes.

Como a Rua Principal que é a XV de novembro, mesmo nome da Rua das Flores (onde no calçadão tem desenhos de flores). Mas como em todo centro existem muitas lojas, restaurantes, livrarias, etc. No final dela tem uma praça onde se realiza a Feirinha da Osorio.

Você pira na quantidade de opções. Foi lá que comprei as lembrancinhas. E tem também o Quentão e Pastel tradicional para comer na feira. Andando uns 15 minutos do Centro ao Largo da Ordem, chegamos até outra feira muito conhecida que tem esse mesmo nome: Feira do Largo da Ordem.

Bastante parecida com a Feira da Osório, porém em uma extensão maior o Largo da Ordem é rico em variedades de presentes. Em um dos lados da feira tem uma entrada para um conhecido bar local onde minha amiga disse que eu tinha que ir. É o Bar do Alemão.

Com aspectos bem alemães, por causa das cores, tendo também umas bandeiras e faixas que remetem a Alemanha o lugar é muito bom e lotado sempre. Pedimos apenas uns Chopps e aperitivos, mas eu amei o ambiente e o atendimento. Uma curiosidade é que com esses chopps vem uma canequinha dentro que você leva como lembrança, muito bacana.

Botanique

Quando eu pesquisei lugares para conhecer em Curitiba, esse foi um dos lugares novos que apareceu e enlouqueci quando vi as fotos. Um lugar alternativo e belíssimo para fotos, charmoso e de bom gosto. Ambiente tranquilo para curtir com os amigos. Lá funciona um café/bar e ainda vende plantas.

Quer lugar mais alternativo (até hipster/tumblr) para conhecer? Gostei tanto que fui lá duas vezes então não tinha como não indicar. Do cardápio pode-se esperar muitas opções desde drinks á cappuccino, de aperitivos a bolo caseiro. Tudo uma delicia e com excelente atendimento. Se curtir esse estilo de lugar, já corre pra lá!

Santa Felicidade

É um bairro muito interessante e cheio de lugares para conhecer. O ônibus de Turismo passa lá, mas resolvi voltar outro dia para ir com mais calma em cada lugar. Parece que você colocou um pé na Itália quando chega a Santa Felicidade, pois eles preservaram a cultura trazida pelos imigrantes.  

Conheci a rua “principal” digamos assim, que é a Avenida Manuel Ribas. Lá é o centro comercial do bairro, onde existem os principais pontos. Italiano e tradicional são as Vinícolas Durigan (só nessa avenida existem duas lojas). Lugar muito característico italiano com variedade de vinhos, queijos, salames e chocolates.

Falando em Chocolates fomos ao Florybal Chocolates e como o nome já diz é uma loja de chocolates. Além de chocolates também tinha sorvetes que tomei (confesso que achei caro), mas uma vez na vida tudo bem pela experiência.

É isso, revendo agora vejo como pude aproveitar bastante essa viagem e sou grata por isso, pois foi um sonho realizado. Espero que essas indicações sirvam para ajudar alguém a conhecer ou criar interesse em ir a algum desses lugares. Aproveite!

E você? Ficou interessado em conhecer Curitiba? Comente!

Texto por Tércia Rabelo (Instagram:@terciacrabelo)