Hampshire é o condado onde Jane Austen nasceu e viveu a maior parte da sua vida. Como fã da autora, fui em busca de conhecer um pouco mais da sua história!

Para conseguir ver tudo o que queria, tive que fazer praticamente uma maratona. Percorri três cidades de Hampshire, Winchester, Basingstoke e Alton, para conhecer a catedral onde ela está enterrada, a sua recém inaugurada estátua e o museu da sua última casa. Foi uma viagem inesquecível e que só fez aumentar o meu amor pela autora!

Winchester

Winchester é a principal cidade do condado e tem uma catedral deslumbrante. A cidade foi frequentada por Jane, inclusive quando precisou de cuidados médicos. Além do corpo da autora ter sido enterrado na catedral, foi construído um banco no jardim em homenagem ao livros dela.

Basingstoke

Esta é uma cidade menor e com uma aparência mais urbana. Entretanto, é o local da primeira estátua da escritora. No mercado da cidade, em frente a um museu, você observa a singela figura, como se andasse pelas ruas carregando seu livro com curiosidade pelas coisas ao redor. Segundo a família de Jane Austen, ela era exatamente assim!

Olha a selfie, Jane! =P

Alton

Por fim, mas não menos importante, fui visitar a última casa que Jane Austen viveu. Lá ela editou as primeiras versões de Orgulho e Preconceitoe Razão e Sensibilidade, enquanto escrevia novos livros. Uma casa simples, porém suficiente para ela viver com a irmã Cassandra, a mãe e uma amiga da família. Segundo o museu, Jane passava as manhãs escrevendo, as tardes andando pelo jardim e aproveitava a noite para ler. Apesar de pequena, a casa é confortante e o jardim é lindo!

Nem tenho palavras suficientes para descrever a minha felicidade com esta viagem. Foi mais um dos meus sonhos que se tornou realidade e senti algo muito forte de poder ter estado na casa da minha autora preferida. Meu amor por ela só aumenta com os anos e esta visita só confirmou minha opinião: Jane Austen foi uma escritora talentosa e que mesmo depois de 200 anos continua a ser uma inspiração para milhares de pessoas. Especialmente, para mim!