A 90ª cerimônia do Oscar acontece neste domingo, 04 de março em Los Angeles, Califórnia. O prêmio mais importante da indústria do cinema é entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Oscar 2018: A maior festa de celebração das artes cinematográficas. Um grande impacto mundial que é responsável por fomentar a indústria, influenciar a cultura pop e repercutir necessidades políticas do momento atual (#TIMESUP). Você conhece a história do Oscar? – Não!? Então vem saber um pouco mais!

O que é o Oscar?

É o maior e mais importante prêmio do cinema mundial, entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, no ano de 1927. A cerimônia de premiação se tornou uma grande festa, assistida por todo o mundo ao longo dos anos.

Segundo a Academia, a estatueta do Oscar demonstra um cavaleiro das cruzadas com sua espada. Os cinco raios que saem da estatueta representam as cinco áreas originais da Academia: diretores, atores, escritores, produtores e técnicos. 

Concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley, a estatueta do Oscar é feita de bronze e banhada a ouro, mede cerca de 35 cm e pesa 3,85 kg.

A versão mais conhecida para o nome dado ao prêmio é a de que a secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, ao ver a estatueta, comentou que a mesma parecia muito com seu tio Oscar, frase ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal.

A Academia

O Oscar é votado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, composta por mais de 8 mil profissionais do ramo, na sua grande maioria, norte americanos. Os indicados, ao redor do mundo, também podem se tornar membros.

Depois de um levantamento sobre os membros da Academia, onde foi descoberto que, mais de 75% dos votantes eram homens e mais de 90% brancos, com idade média de 62 anos, a Academia enfrentou vários protestos e precisou passar por sérias mudanças. Com a finalidade de representar, mais honestamente, a diversidade da sociedade.

Regras da Premiação

Para ser considerado elegível ao premio, o filme precisa ser exibido no cinema, para público pagante, na cidade de Los Angeles, por pelo menos, uma semana no decorrer do ano anterior à cerimônia (o Oscar de 2018 premia produções de 2017). Cada produtor ou diretor é responsável pela inscrição de seu filme, e categorias que deseja concorrer.

Cerca de 300 filmes são pré-selecionados. Certamente, nem todos assistidos por todos os membros da Academia. Saem na frente, àqueles que têm uma melhor campanha de marketing, ou que simplesmente, têm a sorte de serem vistos.

Cada membro vota na sua área de atuação. Por exemplo, somente atores votam na categoria de melhor ator, atriz. Ou diretores votam na categoria de direção. E assim por diante.

Cada membro faz uma lista de 5 favoritos na sua área, e 5 favoritos na categoria melhor filme. Esses votos são contabilizados por uma empresa prestadora de serviços na área de auditoria. Os mais bem votados formam a lista dos indicados que, por fim, serão novamente votados, agora por todos os membros de todas as categorias.

Relevância

Um dos eventos mundiais mais assistidos do mundo, a cerimônia de premiação, além de ser uma celebração ao cinema, é responsável por uma grande arrecadação de lucros. A venda dos direitos de exibição, comerciais, e anúncios, geram uma renda que volta para a indústria do cinema e são destinadas a programas de incentivo, pesquisas e estudos sobre cinema.

A indústria do cinema injeta bilhões de dólares na economia mundial, gera milhares de emprego, e influencia a sociedade e a cultura do seu tempo. O ano de 2017 teve a maior arrecadação de todos os tempos, cerca de US$ 40,00 bilhões de dólares em todo o mundo.

A simples indicação de um filme atrai atenção para produções que dificilmente alcançariam notoriedade mundial. Dando cada vez mais consistência às obras, e carreiras de artistas que, têm agregado ao seu trabalho, o peso e o valor da marca Oscar. Causando um alavanque na carreira de profissionais do cinema e, fomentando a indústria.

As Categorias

Ao longo dos anos as categorias passaram por diversas mudanças com o objetivo de se alinhar ao momento cultural atual e reconhecer melhor cada produção. Atualmente o Oscar conta com 24 categorias.

· Melhor Filme
· Melhor Diretor
· Melhor Ator
· Melhor Atriz
· Melhor Ator Coadjuvante
· Melhor Atriz Coadjuvante
· Melhor Roteiro Original
· Melhor Roteiro Adaptado
· Melhor Filme de Animação
· Melhor Filme Estrangeiro
· Melhor Documentário de Longa-metragem
· Melhor Documentário de Curta-metragem
· Melhor Curta-metragem em Live Action
· Melhor Curta-metragem de Animação
· Melhor Trilha Sonora
· Melhor Canção Original
· Melhor Edição de Som
· Melhor Mixagem de Som
· Melhor Design de Produção
· Melhor Fotografia
· Melhor Maquiagem e Penteados
· Melhor Figurino
· Melhor Edição
· Melhores Efeitos Visuais

Explicando Algumas Categorias

A categoria de Melhor Roteiro Original consiste em um roteiro inédito, uma história criada especialmente para o filme que irá concorrer. E Melhor Roteiro Adaptado, pode ser baseado em uma história que já existe ou em um livro.

Trilha Sonora é toda a música instrumental criada para o filme. E Canção Original é uma música cantada, composta especialmente para o filme.

Edição de Som é todo o som criado para o filme, por exemplo: bombas, pegadas, batidas de porta. Já a Mixagem de Som é responsável por mesclar todos os elementos sonoros dentro de um filme.

O Design de Produção, antiga Direção de Arte, é tudo que compõe a cena de um filme. Especialmente, organização de elementos e composição de cenário.

A Fotografia de um filme é responsável por toda iluminação e enquadramento de um filme. Os planos e ângulos atrelados ao conceito visual que a obra quer passar.

A Edição ou Montagem é responsável pelo corte, transição e colagem de um filme. A organização de cenas, alinhadas a narrativa do filme.

Este foi um post especial, informativo pra te deixar por dentro de tudo o que acontece na maior festa do cinema.  Amanhã, em um novo post, eu comento quais serão os possíveis vencedores versus minhas escolhas pessoais. Até lá!

Por @diogolimma