O que aprendi com Carsten Jensen sobre como lidar com a verdade na ficção.

Vamos ao segundo Workshop que participei do evento! O tema é algo pelo qual sou apaixonada. Acredito que toda a história passa alguma mensagem verdadeira, ainda que a maior parte dos seus elementos seja ficcional. Diferente do que imaginei do workshop, Carsten Jensen falou sobre a importância da pesquisa realizada pelo próprio autor.

Quem é Carsten Jensen?

Carsten Jensen é um escritor dinamarquês. Autor do livro “I Have Seen The World”, no qual utiliza sua experiência como jornalista político para falar sobre os conflitos mundiais. Porém, sua obra-prima é We, the Drowned, a história sobre as mudanças na Dinamarca pelo ponto de vista da sua terra natal, Marstal. Carsten utilizou este último livro como exemplo para o workshop, explicando seu processo de pesquisa e escrita.

Lições Aprendidas

Carsten abordou com sinceridade o tema, expondo seus métodos para escrever We, the Drowned. Por mais que ele tenha nascido na cidade, Carsten admitiu que não entendia o ponto de vista dos personagens que eram pescadores como seu pai. Sua intenção de escrever o livro era justamente explorar essa perspectiva tão diferenciada, pois sempre teve diferenças com seu pai.

A partir dessa ideia, Carsten mergulhou na pesquisa, histórica e em campo, conhecendo mais da vida desses pescadores. O autor dá ênfase que o pesquisador te trará apenas o fatos. Quando o escritor que faz a pesquisa, pode ver em pequenos detalhes algo que pode acrescentar em muito a história.

Um exemplo disso é o que fiz em Notas de Violet: The Violet Hour. Criei a cidade de Barton Hollow ao invés de seguir o que é no mundo real: apenas um rio. O workshop foi um processo instigante de criar ficção em cima de fatos verídicos. Assim, Carsten nos ensinou que é nosso dever como escritor adaptar a realidade. Envolver o leitor de tal modo que a mensagem seja passada de forma mais autêntica. Afinal, a ficção é uma ferramenta para transmitir a verdade, seja sobre a sociedade, uma cultura ou apenas um pessoa.