Desde que vivi a incrível experiência no Retiro para Escritores, muitas pessoas me perguntam sobre a Islândia. Então, venha conferir as principais atrações turísticas da terra do gelo!

Islândia é uma pequena ilha localizada ao norte do Oceano Atlântico conhecida como a terra do gelo. O país faz parte da União Europeia e é um dos países nórdicos, como Noruega e Dinamarca. Apesar de seu tamanho, a Islândia é desenvolvida e uma excelente opção turística.

Com características únicas, o país conseguiu duplicar o número de visitantes nos últimos anos. A Islândia oferece roteiros para todos os gostos e idades. Você pode se aventurar para conseguir uma fotografia sensacional da aurora boreal ou ir visitar locais históricos e culturais. Então, vamos lá as 07 atrações que você não pode deixar de ir:

1. Blue Lagoon

Um dos cartões postais da Islândia. É um spa termal para você relaxar em água quente, mesmo que a temperatura esteja abaixo de zero. Você pode aproveitar a lama da lagoa para um tratamento facial enquanto relaxa. Além da lagoa, há saunas disponíveis para complementar o programa.

2. Hallgrímskirkja

A maior e mais conhecida igreja da cidade de Reiquiavique (Capital da Islândia). É uma igreja luterana com uma arquitetura espetacular e um dos maiores órgãos do mundo. Você ainda tem a oportunidade de ter a melhor vista da cidade ao subir no topo da igreja. De fácil localização, devido ao seu tamanho diferenciado dos outros prédios da cidade, a igreja é um dos principais pontos turísticos de Reiquiavique.

3. Museu Falológico Islândes

Ainda aproveitando que está em Reiquiavique, visite o famoso museu sobre pênis. Isto mesmo, existe um museu especialmente sobre as genitais masculinas. Contudo, o museu é dedicado aos pênis de machos de várias espécies, especialmente animais aquáticos. Uma aula de história e ciência de modo irreverente.

Imagem relacionada

4. Gljúfrasteinn

Que tal sair da ciência e ir para literatura? Você pode dar um descanso de Reiquiavique e ir para o interior da Islândia para conhecer o museu do escritor Halldór Laxness. Ele ganhou o prêmio Nobel da Literatura pelo livro “Gente Independente”. Sua antiga casa agora é um museu para os fãs de livros terem acesso ao seu refúgio de escrita.

5. Gullfoss Waterfall

Não faltam cachoeiras belíssimas na Islândia. Você pode aproveitar a visita ao museu e depois passar para conferir a cachoeira de Gullfoss. Ela faz parte de um dos mais famosos roteiros da ilha, Ciclo Dourado (Golden Circle). Este passeio une o que há de melhor na Islândia: Belíssimas paisagens e literatura.

6. Strokkur (Geysir)

Outra atração da natureza que faz a mistura interessante entre gelo e fogo que é a Islândia. Gêiser são fontes termais que soltam jatos de água. É necessário manter uma certa distância e apenas aguardar um pouco para aproveitar a beleza dos jatos. Prepare a câmera pois essa é daquelas experiências que devem ser gravadas!

7. Aurora Boreal

Por fim, uma das principais atrações da Islândia é a Aurora Boreal. É um fenômeno que acontece no inverno e merece toda a sua atenção. Existe um museu explicando o fenômeno em Reiquiavique, se você estiver interessado em entender cientificamente como ela é formada.

Resultado de imagem para aurora boreal islândia

Nem todos os dias é possível ver o fenômeno natural, mas a maioria das agências que fazem o passeio avisam no dia se terá ou não. Dessa forma, você se afasta da cidade para ter a imersão completa das luzes no céu noturno. Portanto, Islândia é um ótimo destino para aqueles que gostam de frio, natureza e programas culturais.

Ps: Infelizmente, não consegui ver Aurora Boreal e nem visitar o Museu Falológico devido ao evento. Mais um motivo para desejar retornar em breve para explorar mais a terra do gelo!