Jane Austen: 200 Anos da Morte da Escritora

Hoje completa 200 anos da morte da minha escritora preferida, Jane Austen. Então, venha descobrir um pouco mais sobre a vida dessa autora maravilhosa.

Quem nunca ouviu falar de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidadeou
Emma? Esses são os clássicos mais conhecidos da autora, que apenas com 6 romances completos se imortalizouu na literatura mundial. Considerada a segunda maior autora inglesa, perdendo apenas para Shakespeare, Jane Austen é um ícone de sua época. Então, venha conhecer um pouco mais sobre a escritora.

Imagem relacionada

Quem é Jane Austen?

Jane foi uma dos vários filhos de uma grande família. Muito do que escreveu retrata sua realidade: uma moça do interior sem grandes posses. Nasceu em Steventon (1718), porém viveu boa parte da sua vida em Bath e faleceu em Winchester (1817) de forma misteriosa. Até o momento existem teorias da causa da sua morte, sendo a mais aceita ter morrido pela doença de Addison.

Resultado de imagem para razão e sensibilidade gif

Sua vida aparentemente pacata, vivendo sempre entre em família e amigos, foi sua principal inspiração para suas obras. Em uma época que os escritores falavam sobre romances fantasmagóricos, Jane inovou ao mostrar de forma realista a socidade em que vivia. Infelizmente, o verdadeiro reconhecimento da genialidade de suas obras só aconteceu anos após a sua morte. Ela chegou a publicar seus livros ainda viva, porém usando um pseudônimo. Não conseguiu usufruir do dinheiro ou da fama.

Como foi a vida de Jane Austen?

Jane era uma ávida escritora, seja de romances ou de cartas. Porém, muito de sua história foi perdida. Segundo teorias, Cassandra, sua irmã e amiga mais leal, teria queimado muitas cartas a pedido de Jane, deixando-a com sua privacidade. Talvez por isto que tantas pessoas se sintam atraídas pela autora. Pois, a escritora que falou tanto sobre casamento, não se casou e viveu o resto de sua vida em condições mínimas, dependendo da caridade dos irmãos.

Resultado de imagem para amor e inocencia gif

A vida amorosa de Jane é um prato cheio para conspirações. Dizem que ela, assim como suas personagens, não aceitaria um casamento por conveniência. Sabe-se que ela nunca se casou, mas que aceitou uma proposta de casamento para logo depois recusar. Há um forte boate de que teve um romance proibido com Thomas Lefroy, o que foi base para o filme Amor e Inocência. A verdade sobre seus sentimentos morreram com ela e Cassandra.

A importância de Jane Austen para a Literatura

Apesar de uma vida sem o felizes para sempre, Jane conseguiu escrever perfeitamente sobre isto em seus livros. O estilo irônico é seu um grande diferencial. Seus livros são mais do que mocinhas desprovidas em busca de um bom casamento. São críticas as regras da sociedade, a falta de liberdade e direito das mulheres e a importância dos valores e caráter humano.

Resultado de imagem para razão e sensibilidade quote gif

Em suas obras, Jane retratou suas relações familiares, como a profunda relação que tinha com a irmã Cassandra. Ela seguiu a risca sobre escrever o que conhece, eternizando os costumes e tradições de sua época. De uma forma única, Jane criou romances clássicos, se tornando uma das escritoras mais rentáveis e indicadas da literatura mundial.

Jane Austen: A Imortal

São 200 anos da morte da escritora, mas Jane nunca esteve tão viva no corações dos amantes de livros. Suas obras são imortais e sempre recebem homenagens. Sejam com a reedição dos livros ou novas adaptações das histórias. Até mesmo os clássicos menos conhecidos, como Persuasão, Mansfield Parkou A Abadia de Northanger, estão ganhando público e admiradores.

Escrevendo ao estilo Jane Austen no museu da escritora em Bath, Inglaterra (2016)

Eu sou uma fã da autora e indico todos seus livros para qualquer pessoa. O estilo de Jane é divertido, sarcástico e cheio de questionamentos inteligentes. E o melhor de tudo, as histórias são emocionantes e viciantes. Então, que tal nessa data especial, relembrar a vida de Jane Austen (re)lendo seus clássicos? Pode apostar, você não vai se arrepender! Adquira agora os livros da autora em uma edição especial na Amazon: Grandes Obras de Jane Austen.

Resultado de imagem para emma woodhouse gif

Ps: Jane Austen é tão importante para a Inglaterra que vão lançar a nota de 10 libras com o rosto da autora. Advinha quem está doida para ter uma nota dessas?

Ps2: Finalmente, estão fazendo uma escultura para homenagear a autora! o/

 

 

Anteriores

Movie Review: Fome de Poder (2016)

Próximo

Ensina-me a Viver: 3 Motivos para Ler

2 Comentários

  1. Amo demais <3 Meu sonho poder visitar esse lugar. Depois de Orgulho e Preconceito meu favorito é Northanger Abbey. Obras de arte!
    -Lua

Deixe uma resposta

Desenvolvido & e mantido por isAgile