Resultado de imagem para mindhunter+holden netflixA nova série de David Fincher na Netflix mostra o início do estudo do comportamento de serial killers no FBI.

Como funciona a mente de um criminoso? Vários filmes e séries apostam nessa premissa. Buscando explicações na psicologia para explicar as “aberrações” de comportamentos. Em Mindhunter, a série aprofunda esse tema, deixando a ação de lado e focando em diálogos poderosos.

A série conta a história de dois agentes do FBI no fim da década de 70 tentando entender a mente de assassinos. Eles iniciam uma área de comportamento para estudar serial killers. Para conseguir isto, os agentes começam a entrevistar criminosos e tentam ajudar em casos de assassinatos cruéis e inexplicáveis. Então, vem conferir o que aprendi nessa primeira temporada:

Serial Killers têm sua própria lógica

Para criminosos, suas ações são justificáveis. Há uma lógica em sua mente para cada um dos seus crimes e são argumentos podem até ser convicentes. Holden é o primeiro a perceber isto, auxiliando-o a “entrar” na mente dos assassinos e tentar identificar seus padrões mentais.

Imagem relacionada

Em alguns casos, como mostrado na série, eles se consideram “vítimas”. Pessoas incompreendidas e sem sorte na vida, explicando a falta de culpa e remorso em seus crimes. Além disso, a inteligência deles faz com que tudo tenha uma explicação mais racional do que emocional. Ainda que o segundo seja sim um fator importante!

Tudo começa com um gatilho emocional

Por mais que o serial killer tenha a psicopatia e os traços para se tornar um criminoso, é necessário um pequeno empurrãozinho. Isto é o que a psicologia chama de gatilhos emocionais ou triggers. A partir de algum acontecimento emocional, o serial killer inicia seus crimes.

Imagem relacionada

Pode ser devido a algo simples, como uma simples discussão com a mãe, ou até mesmo a uma rejeição mais profunda, como o término de um relacionamento. A questão que serial killers não são imunes a sentimentos, eles só compreendem de uma forma diferente das pessoas “normais”.

A linha tênue entre eles e nós

Este é sem dúvida o ponto principal do desenvolvimento de Holden. Ele se torna tão fascinado pelos criminosos, que muitas vezes ultrapassa a linha que os separa. Não que ele cometa algum crime, mas ele consegue alcançar a mente dos serial killers criando uma conexão. Ainda que seja rápida e frágil.

Resultado de imagem para mindhunter gif

Com isto, Holden começa a ter problemas no trabalho e na vida pessoal. Mas ele não consegue enxergar, pois se sente poderoso em ter a compreensão deste conhecimento. Contudo, há consequências e o final da temporada é Holden tendo que lidar isto.

Por fim, Mindhunter é mais um excepcional trabalho de David Fincher. Saindo do comum em termos de histórias policiais, a série busca debater o que define o psicológico de um crimonoso. Vai além disso ao questionar como a sociedade e os relacionamentos humanos produzem serial killers. Uma excelente opção para você que gosta de entender mais sobre a mente humana!