"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil"

Mais uma adaptação de um best-seller, Extraordinário é uma história simples, porém poderosa sobre bullying, amizade e respeito. O filme baseado no  livro faz uma adaptação comovente e envolvente, mostrando que ser Extraordinário está muito além da sua aparência física.

A Trama

Auggie é um menino que nasceu com uma deformação no rosto. Após passar por vária cirurgias, seu rosto é estranho e causa desconforto nas pessoas. Mesmo assim, sua mãe decide que está na hora dele enfrentar o mundo e começar a frequentar a escola. Dessa forma, acompanhamos os desafios de Auggie e sua família ao tentar lidar com a normalidade de uma vida escolar.

O Roteiro

O grande feito desse filme é o roteiro. Com uma premissa que poderia seguir uma linha melodramático, a história sabe dosar bem o drama e a comédia. Com isto, por mais que o foco seja sobre bullying e aceitação, é um filme divertido e para toda a família. O roteiro também inova ao dar destaques aos seus coadjuvantes, demonstrando o efeito que Auggie causa em suas vidas.

Outro grande positivo para o filme é o elenco. Nem a maquiagem consegue atrapalhar a maravilhosa atuação de Jacob Tremblay. Na verdade, todos estão excelentes e dou destaque para a atriz que interpreta Via, a irmã de Auggie. Um papel díficil de fazer, a da irmã esquecida e que decide mudar. Felizmente, o roteiro foge do cliché da rebeldia e conseguimos nos identificar com a dor de Via.

Parte Técnica

O grande destaque da parte técnica é a montagem do filme. A forma como aos poucos vamos conhecendo a visão de cada personagem só enriquece a trama. Sem falar na introdução dos devaneios de Auggie que são ótimos!

Além disso, destaque também para a maquiagem que entrega um rosto que a primeira vista é estranho, mas que com o tempo nos acostumamos e o diferente se torna normal. Por fim, a trilha sonora está na medida certa, ajuda no tom de cada cena, especialmente aquelas que são para emocionar o público.

Qual é a mensagem de Extraordinário?

Ainda não tive oportunidade de ler o  livro, mas já me apaixonei pela história de Auggie só pelo filme. Em uma época em que cada vez mais tentamos esclarecer a importância do respeito ao próximo, Extraordinário é a prova de como a gentileza é essencial para vivermos bem.

Muito mais do que uma história sobre bullying, a mensagem de Extraordinário é sobre a essência do ser humano e seus relacionamentos. Aprendemos um pouco sobre amizade, amor fraternal e o significado das nossas ações do dia a dia na vida de quem nos rodeia.

Adquira o livro agora na Amazon!

Portanto, Extraordinário é o filme para todas as idades. Sua mensagem é um ponto de luz para nossas vidas modernas. As pessoas não podem mudar quem ela são, então cabe a nós aceitarmos da forma como elas são!

Ps: Já estou doida para ler o livro! E, claro, como todo leitor que se presa, fazer um comparativo Livro X Filme.