Movie Review: Felicidade por um Fio (Nappily Ever After) (2018)



Sobre cabelo e empoderamento feminino.

Felicidade por um Fio é a nova adaptação da Netflix e foca em uma questão importante para as mulheres: Seu cabelo. Por anos, o culto do cabelo liso ou ondulado sufocava a identidade cultural das mulheres negras com seus cabelos naturais.

Imagem relacionada

Felizmente, cada vez mais as mulheres negras estão se empoderando em ser quem elas quiserem ser. Inclusive, tendo o cabelo que elas quiserem. Neste filme, baseado no livro de Trishia R. Thomas, mostra exatamente essa jornada de autoaceitação.

A Trama

Violet Jones é a mulher perfeita com o cabelo perfeito. Porém, sua vida começa a desmoronar quando o tão esperado pedido de casamento não é feito pelo seu namorado. Assim, ela inicia uma jornada de autodescoberta e aceitação de si mesmo e de seu cabelo.

Resultado de imagem para nappily ever after gif

O Roteiro

Não li o livro, então não tenho como fazer o comparativo ainda. Porém, o roteiro é maravilhoso. Dividido em partes, vamos descobrindo mais sobre a personagem a cada novo cabelo de Violet. Seu visual também representa partes de sua personalidade e sua autodescoberta sobre o que é realmente belo.

Resultado de imagem para nappily ever after gif

Junto com uma atuação poderosa de Sanaa Lathan, o filme se torna um hino de empoderamento feminino para as mulheres negras. Para finalizar, o filme acerta em cheio ao mostrar que a jornada da protagonista é sobre identidade e não a busca pelo amor. 

Parte Técnica

Este é o tipo de filme que o principal destaque é a trilha sonora e como ela transmite as emoções da personagem. O filme usa e abusa de referência musicais para mostrar a evolução da personagem ao aceitar sua identidade cultural e, por fim, seu cabelo natural.

Resultado de imagem para nappily ever after gif

Vale a pena assistir Felicidade por um Fio?

Especialmente se você é mulher! Por mais que nunca tenha passado por todo o trabalho de Violet com seu cabelo, ainda me identifiquei com ela. Além da vaidade normal de uma pessoa, nós mulheres somos ensinadas desde de cedo a cuidarmos da nossa aparência para sermos aceitas. Por isto, é importante ter filmes/livros como Felicidade por um Fio que mostram que somos mais que a nossa aparência!

E você? Já viu o filme? O que achou dele? Comente!

Anteriores

Book Review: Em Busca de Abrigo (Jojo Moyes)

Próximo

Book Review: Utopia para Realistas (Rutger Bregman)

  1. Yane

    Eu preciso assistir esse filme. Fiz o download dele na Netflix e não assisti ainda por falta de tempo. Mas estou louca para ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén