Resultado de imagem para moana um mar de aventurasA não princesa da Disney que vai te emocionar e te fazer acreditar nos seus sonhos. Moana, Um Mar de Aventuras, segue a linha de "Frozen" ao desconstruir as premissas básicas dos desenhos da Disney.

Em um final de semana marcado pela Marcha das Mulheres nos EUA e na Europa, foi maravilhosa poder assistir um filme que apresenta a nova faceta do mundo da animação. Mulheres podem ser o que elas quiserem e escolherem o seu destino.

A Disney já tinha mudado seu padrão de princesas com “Frozen” e reforça mais ainda neste filme. Mas o estúdio não deixa sua marca registrada de canções viciantes e a magia do mundo que constrói. Em “Moana”, conhecemos um pouco mais sobre a cultura das tribos que vivem nas ilhas da Polinésia e a importância das lendas e da preservação da natureza.

A Trama

Moana é a filha do chefe da tribo que tem como destino governar um dia. Mas seu sonho sempre foi ir para o mar, descobrindo o que há depois dos recifes. A garota é diferente não só por seus sonhos, mas também por ser a “escolhida” pelo mar para trazer de voltar o coração de Tafiti, a Deusa que é responsável por criar as ilhas para que os humanos possam viver.

Para isto, Moana deve encontrar o semideus Maui, o responsável por retirar o coração de Tafiti e iniciar a morte das ilhas. Assim, ela parte em busca da aventura de sua vida para salvar seu povo.

O Roteiro

Moana vem para dar continuidade a nova fase da Disney em desconstruir a personagem “princesa”. Ela não é uma e deixa muito claro que quer ser uma líder para seu povo. É muito interessante a forma como o roteiro segue a linha “Disney” de ser, mas consegue ser diferenciado.

As doses de comédias e drama são bem diluídas durante o filme, conseguindo passar a mensagem de esperança e fé em si mesmo. A relação familiar é forte e um dos pontos altos da história. Assim como o autoconhecimento e amadurecimento.

Parte Técnica

Difícil reclamar sobre uma produção da Disney, certo? Ainda mais quando você não entende muito da questão técnica, como é o meu caso. Eu só tenho elogios para o estilo do filme e a fotografia (Se for o mesmo termo para animação) que ressalta as belezas naturais. O ponto alto é sem dúvida a trilha sonora que emociona e valoriza a cultura do povo das ilhas Polinésias.

Por fim, Moana é mais um personagem forte e independente que a Disney lança para a nova geração de #GirlPower. Espero uma continuação, ainda que a história tenha se encerrado de modo satisfatório. Que venham mais personagens não princesas e com representatividade para a nova geração de fãs da Disney.