Hoje é dia de comemorar ser um Nerd  com orgulho!

Quem diria que passaríamos de personagens estereotipados dos filmes dos anos 80 para ser um dos públicos mais desejados atualmente? Pois é, o dia do #OrgulhoNerd é recente e ganhou proporções mundiais nos últimos anos. Assim, as pessoas que antes eram desprezadas e excluídas agora tem o seu próprio dia para comemorar seus gostos alternativos.

Resultado de imagem para dia do orgulho nerd gif

O que é ser Nerd?

Acredito que muitas pessoas pensam que ser Nerd é simplesmente ser o cara inteligente e excluído social. Sim, durante muitos anos Nerds foram vistos como aqueles adolescentes estranhos que preferem passar horas lendo livros de ficção cientifica ou apenas jogando RPG. Contudo, cada vez mais a cultura Nerd ganha espaço na mídia e podemos perceber que esse estereótipo está desatualizado.

Resultado de imagem para dia do orgulho nerd gif

Hoje em dia é possível ver pessoas de todas as idades que se identificam como Nerds ou Geeks por seus interesses em livros, filmes, séries e games. Nem sempre uma pessoa Nerd será aquela que usa óculos, não tem vida social e é tímida. Esta pode ser uma das possibilidades. Isto que acredito que seja o mais interessante da cultura Nerd/Geek. Você pode ser o que você quiser. Pode gostar do que quiser e sempre vai encontrar um fandom inteiro sobre aquele assunto.

Imagem relacionada

Por exemplo, eu não sou uma gamer ou jogadora de RPG. E não passei toda a minha adolescência lendo HQ ou Mangá. Mas nem por isso sou menos Nerd/Geek do que qualquer um fã desses gêneros. Eu sou uma seriadora, amante de livros e filmes, que ama histórias de fantasia e ficção científica. Sim, eu uso óculos. Mas isto é devido a problemas de saúde, muito antes de descobrir a cultura Nerd. Viu? Qualquer um pode ser um Nerd/Geek ou simplesmente gostar da cultura!

Porque dia 25?

Esta resposta descobri recentemente participando de um evento Nerd. Há mais de um motivo o que faz muito sentido, pois ser Nerd não é algo específico. O primeiro motivo foi a estreia do primeiro filme de Star Wars, Uma Nova Esperança, em 25 de Maio de 1977. O lançamento da saga dos irmãos Skywalker causou o primeiro grande encontro dos nerds nos EUA.

Resultado de imagem para star wars nerd gif

O segundo motivo é para homenagear os livros de Douglas Adams, responsável pela coleção O Guia do Mochileiro das Galáxias. Os fãs da toalha utilizam durante o dia para celebrar essa obra prima da ficção cientifica. É tão forte o fandom dos livros que muito conhecem o dia do #OrgulhoNerd simplesmente como o #DiaDaToalha. O autor faleceu em Maio de 2001, então nada mais justo que homenageá-lo durante o dia que define bem seus fãs.

O que fazer agora?

Isto que é legal de ser Nerd. Você faz o que você quiser. Se quiser passar o dia curtindo uma boa leitura ou fazendo maratona de clássicos, é sua escolha! Tem gente que sai de toalha, tem gente que usa camisetas que mostram seu #OrgulhoNerd e tem pessoas que apenas aproveitam a comemoração para se reunir com outros Nerds. O importante é celebrar o fato de estarmos em mais um ano em que a cultura Nerd ganha mais espaço na mídia mundial. Teremos mais filmes de super-heróis, séries de ficção cientifica e novos livros de fantasia. O que mais poderíamos pedir, certo?

Resultado de imagem para guia movie nerd gif

E você? É um nerd/geek também? Deixe seu comentário sobre o que mais gosta do mundo nerd/geek!