motivar_uma_equipe
O homem é um ser social que precisa da interação com uma comunidade para sobreviver. Nossos antepassados descobriram isso é iniciaram a construção da civilização que estamos hoje. Nas organizações, as teorias de gestão sempre abordam o trabalho em equipe como ponto crucial para os bons resultados.

O Design Thinking acrescenta que a melhor equipe para resolver problemas é a diversificada, ou seja, aquela com pessoas de diferentes profissões e experiências. Pensar fora da caixa é algo complexo e toda ajuda é bem vinda, então cabe à empresa proporcionar os melhores meios para isto.

Ao designar pessoas de diferentes áreas para trabalhar em conjunto, a organização possibilita a criação e construção de ideias antes nunca pensadas além de realizar a troca de experiências e conhecimentos. A busca pela solução também resulta no desenvolvimento de seus profissionais.

Possivelmente, esta equipe terá conflitos e talvez até maiores do que uma que tenha apenas especialistas da mesma área. Este é o desafio da organização e seus gestores de pessoas, pois só conseguirão grandes resultados ao liderar pessoas com ideias e concepções diferentes na busca dos mesmos resultados.

Uma equipe diversificada desenvolve a colaboração quando todos os integrantes se identificam e entendem o objetivo final do trabalho em conjunto. Os profissionais precisam entender que não é apenas sua especialidade que irá resolver o problema, de modo que somente o trabalho em conjunto é capaz de gerar real valor para o cliente e a empresa.

Portanto, não importa o porte da sua empresa ou o número de funcionários e departamentos, crie suas equipes diversificadas com o foco no desenvolvimento de soluções reais, gerando valor para sua organização e seus clientes.

Texto publicado originalmente no site da Framework em 13/12/2016.