Jimmy Kimmel, em nova oportunidade, apresentou a 90ª cerimônia do Oscar, após a gafe histórica do ano passado. Desta vez, sem grandes polêmicas.

Com quatro prêmios, “A Forma da Água” se consagra como o grande vencedor da 90ª edição do Oscar, que aconteceu neste domingo (04/03), no Dolby Theater, em Hollywood. O longa de Guillermo del Toro, que também levou o Oscar de Melhor Diretor, ainda venceu nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Design de Produção.


A cerimônia, que foi apresentada por Jimmy Kimmel pela segunda vez (mesmo host do ano passado), manteve o tom político das manifestações contra assédio e a favor da igualdade de gênero e da diversidade, porém de forma mais branda. Com mais humor e sem grandes polêmicas.


Destaques:

Jordan Peele se tornou primeira pessoa negra a ganhar o prêmio de Melhor Roteiro Original por “Corra!

O longa chileno “Uma Mulher Fantástica“, dirigido por Sebastián Lelio e protagonizado pela atriz e cantora transexual Daniela Vega, levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E se tornou o primeiro filme estrelado por uma transexual a levar um prêmio.

Dunkirk” foi o segundo maior premiado da noite, com três estatuetas, todas técnicas: Edição, Edição de Som e Mixagem de Som.

James Ivory tornou-se o vencedor mais velho da premiação, aos 89 anos. Ele levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “Me Chame Pelo Seu Nome“.

Melhores Momentos

Frances McDormand, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “Três Anúncios para Um Crime“, pediu para que todas as mulheres indicadas levantassem e fez um discurso emocionante pedindo mais inclusão para mulheres na indústria.


“Olhem em volta, senhoras e senhores, porque todas nós temos histórias para contar e projetos que precisam ser financiados. Não falem conosco sobre isso nas festas de hoje à noite. Nos convidem para ir aos seus escritórios em alguns dias, ou vocês podem vir aos nossos. Eu tenho três palavras para deixar com vocês essa noite: cláusula de inclusão”.

Em seu discurso como vencedor, Guillermo del Toro relacionou o fato de ser um imigrante vivendo nos EUA, aos personagens “fora do padrão” que ele retrata em suas histórias.


“A melhor coisa que nossa indústria faz é ajudar a apagar as linhas feitas na areia enquanto o mundo tenta deixá-las ainda mais profundas”.

Del Toro é o terceiro mexicano a ganhar o Oscar de Melhor Diretor em cinco anos. Alfonso Cuarón ganhou por “Gravidade” em 2014. Alejandro Iñárritu por “Birdman” em 2015, e “O Regresso” em 2016.


A cerimônia de premiação ocorreu sem grandes surpresas ou polêmicas. Ainda assim, todas as questões do momento político atual, foram abordadas por Kimmel com bom humor e ironia. As reivindicações dos movimentos #MeToo e #TimesUp, que lutam contra o assédio e a favor da igualdade de gênero, também se fizeram presentes.

Vencedores:

Melhor Filme

“A Forma da Água”

Melhor Diretor

Guillermo del Toro “A Forma da Água”

Melhor Ator

Gary Oldman “O Destino de Uma Nação”

Melhor Atriz

Frances McDormand “Três Anúncios Para Um Crime”

Melhor Roteiro Adaptado

“Me Chame Pelo Seu Nome” James Ivory

Melhor Roteiro Original

“Corra!” Jordan Peele

Melhor Ator Coadjuvante

Sam Rockwell “Três Anúncios Para Um Crime”

Melhor Atriz Coadjuvante

Allison Janney “Eu, Tonya”

Melhor Filme em Língua Estrangeira

“Uma Mulher Fantástica” (Chile)

Melhor Design de Produção

“A Forma da Água”

Melhor Fotografia

“Blade Runner 2049” Roger Deakins

Melhor Figurino

“Trama Fantasma”

Melhor Canção

“Remember Me” – “Viva – A Vida é Uma Festa”

Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som

“Dunkirk”

Melhor Animação

“Viva: A vida é uma festa”

Melhor Curta de Animação

“Dear Basketball”

Melhor Curta

“The Silent Child”

Melhor Trilha Sonora

“A Forma da Água”

Melhor Documentário

“Ícaro”

Melhor Documentário em Curta-Metragem

“Heaven Is A Traffic Jam On The 405”

Melhor Maquiagem e Cabelo

“O Destino de Uma Nação”

Melhores Efeitos Visuais

“Blade Runner 2049”

Com esse post, encerramos a nossa cobertura especial sobre o Oscar 2018. O ano está só começando e ainda falaremos muito sobre os melhores lançamentos ao decorrer dele. Obrigado a quem acompanhou!

Por, @diogolimma