Resultado de imagem para scrumAo pesquisar sobre SCRUM os resultados encontrados são geralmente em projeto de desenvolvimento de software ou produtos. A metodologia criada na década de 90 ganhou força nos últimos anos por estar de acordo com a atual dinâmica de entrega de resultados em curto prazo.

A lógica do SCRUM é trabalhar em ciclos, as chamadas Sprints, em que são definidas atividades e suas metas de modo que sempre há entrega. Qualquer área de uma organização trabalha com algum tipo de cronograma interno para a entrega de seus resultados.

Contudo, não se deve limitar o SCRUM apenas a TI. Na verdade, a metodologia pode ser facilmente utilizada em outras áreas como Recursos Humanos, Financeiro, Aquisição, entre outros.  Algumas organizações já adotam em outras áreas para a execução de grandes projetos ou melhoria de processos específicos. Porém, por que se limitar apenas aos projetos?

Resultado de imagem para questionamento

Por exemplo, a área financeira tem prazos desde os pagamentos e recebimentos, como a prestação de contas com contabilidade. O RH com o departamento de pessoal que precisa atender as datas da CLT e também dos encargos sociais. Enquanto a área de aquisição tem urgência em prover os materiais e serviços para os processos da organização.

Então, vamos adequar o SCRUM para ser uma metodologia que gerencia as rotinas das áreas, além de seus projetos. Já imaginou ter uma equipe focada em entrega de resultados, buscando a discussão e planejamento de atividades de forma igualitária?

Imagem relacionada

O SCRUM defende este espírito de equipe que tanto se fala nas teorias de gestão, mas que se tem tanta dificuldade na prática. Provavelmente, os resultados significativos e diferenciados que a metodologia promove é consequência do planejamento e trabalho em equipe.

Texto publicado originalmente no site da Framework em 20/12/2016.