Em tempos de constantes mudanças e desafios, a busca por informações e conhecimento é contínua. Dessa forma, é essencial você ser eterno aprendiz.

O paradigma de que o estudo acaba após a faculdade e especialização, focando apenas na vida profissional, está morto há anos e muita gente ainda não percebeu ainda. Mais do que ser um estudante durante toda a vida, precisamos ser eternos aprendizes. Aqui estão uma lista dos principais motivos:

Hoje já é passado

A velocidade das mudanças é tanta que não há mais como você passar dias sem se atualizar sobre o que está acontecendo. Seja na sua vida profissional ou em outros aspectos da vida cotidiana, as notícias da manhã podem estar ultrapassadas no período da noite.

Isto é causado pela evolução da comunicação. A internet traz a possibilidade de estarmos interligados e compartilhando informações em tempo real. Pode ser um pouco avassalador tanto conhecimento, mas é necessário estar atento tudo que está acontecendo no mundo.

Curiosidade é uma Habilidade

Os curiosos sempre foram vistos como algo inapropriado pela sociedade. Ditados populares e recomendações familiares tentavam impedir este que é instinto natural do ser humano. Se não fossemos curiosos, não teríamos hoje as ciências para explicar desde o fenômenos naturais até a complexidade dos organismos vivos.

A curiosidade deve ser utilizada como uma habilidade. Ela serve para te fazer mover e buscar por informações que até então nem sempre estão interligadas com seu propósito. Ou seja, leia e estude assuntos que a priore podem não estar conectados com sua área. Isto pode te trazer não só novos conhecimentos, mas te ajudar na criatividade de resolver problemas.

Sua Melhor Versão

Nós nunca estamos prontos. Assim como sistemas de informações, que sempre precisam de atualizações e novas configurações, precisamos também de novas versões. Isto não significar mudar completamente. Por vezes, as mudanças são singelas, mas ainda assim necessárias.

Repito que isto não é apenas na sua vida profissional. O amadurecimento, os aprendizados e todas as ações que fazemos no dia a dia interfere em todas as dimensões da nossa vida. Procure sempre a sua melhor versão sendo um eterno aprendiz.