chavesnicole-the29Chapters-ghostwriting-o-que-eVocê já ouviu falar em Ghostwriting? O fantasma escritor é a pessoa que irá te ajudar a tirar a ideia da cabeça e transformar em um livro!

Ghostwriting é um dos vários serviços da The 29 Chapters. Anteriormente, expliquei os conceitos dos serviços de Mentoria de Escrita e Storytelling. Então, agora de entender um pouco mais o que é o tal escritor fantasma e como é o serviço dele.

Pode até parecer estranho, mas o serviços de ghostwriting é algo comum e bem popular. Especialmente no exterior em que as pessoas tem o costume de terceirizar para os experts no asssunto. E quem melhor para escrever o melhor livro para você do que um escritor? Então, venha entender um pouco mais sobre como funciona o ghostwriting!

O que é Ghostwriting?

O termo em inglês quer dizer literalmente “escritor fantasma”. É o escritor que fica nas sombras. Não para assombrar, mas sim para escrever o livro e só. Em geral, a pessoa que escreve publica e recebe os direitos autorais, além do reconhecimento do público.

O escritor fantasma dispensa isso. Seu foco é produzir conteúdo, já que é um expert em escrita. Então, ele vende seu conteúdo para quem deseja publicar. Este tipo de trabalho é rotineiro, especialmente em livros de não-ficção. Como livros técnicos, biografias, entre outros.

chavesnicole-the29chapters-comic-ghostwriting

Como é realizado o Ghostwriting?

A partir da ideia do que o cliente deseja, o ghostwriting inicia seu trabalho. Realiza o planejamento do livro seguindo o objetivo delineado. Depois inicia a fase de pequisa e observação do estilo do cliente. Um trabalho de ghostwriting bem sucedido é quando o escritor consegue imprimir na escrita a “voz” do cliente.

Toda pessoa tem sua própria voz. Por isto, é essencial que cliente e escritor estejam em contato durante o processo de escrita. Não necessariamente pessoal. Muitas vezes, o escritor mantém o contato apenas virtual com o cliente. Sendo o suficiente para captar a proposta do livro e o estilo próprio do cliente.

chavesnicole-the29Chapters-o-que-e-ghostwriting

Ghostwriting só produz livro?

O mais frequente é o ghostwriting para livros. Contudo, com o advento do marketing de conteúdo, é cada vez mais frequente ghostwriting para artigos em sites. Ou ebooks que as empresas disponibilizam para o clientes com importantes informações.

O foco do ghostwriting é fornecer um expert em escrita para que uma pessoa possa transmitir sua mensagem. Portanto, há ghostwriting para os vários formatos de escrita: Livro, ebook, artigos, marketing de conteúdo, roteiro, entre outros.

chavesnicole-the29chapters-ghostwriting-super-ghostwriting

Para quem é indicado o ghostwriting?

Para qualquer pessoa que tenha interesse em compartilhar uma ideia! Muitas vezes, o cliente é especialista em algo ou deseja contar suas memórias. Então, sabe muito sobre o assunto que deseja lançar o livro. Porém, apresenta dificuldades com a escrita. Ou simplesmente não tem o tempo necessário para se dedicar a escrita.

Nestes casos, o ghostwriting é essencial para que o sonho de ter um livro publicado não morra. Estamos na era da informação e compartilhar conhecimento é uma importante forma de se autopromover profissionalmente e pessoalmente.

Resultado de imagem para ghostwriting gif

Como faço para iniciar um Ghostwriting?

Essa é fácil: Só entrar em contato conosco! Envie e-mail para contato@chavesnicole.com. Não importa se você já tem uma ideia definida ou se ainda está pensando no melhor formato.