A nova tendência do mercado ainda traz muitas dúvidas. Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing é o tipo de área que é vista por muito como vendas, porém é muito mais que isto. E era do Marketing Digital como principal ferramenta de divulgação das empresas, o Marketing de Conteúdo é uma poderosa estratégia.

O que é Marketing de Conteúdo?

É a estratégia de marketing que atende ao cliente ao fornecer conteúdo informativo e interessante em relação ao produto/serviço da empresa. O foco é atender a necessidade de informação do público-alvo. Vivemos na Era da Informação que a clientela tem o poder de realizar uma pesquisa detalhada sobre qualquer área antes de tomar a decisão de compra. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa proporciona este material, criando uma relação duradoura com seu cliente.

Como é feito Marketing de Conteúdo?

Atualmente, a criação de conteúdo tem destaque nos canais digitais, como mídias sociais, sites, blogs, etc. Porém, o Marketing de Conteúdo não se restringi apenas ao Marketing de Digital. É possível e aconselhável utilizar o poder do conteúdo informativo para criar um relacionamento com a clientela onde ela esteja, como os canais de comunicação tradicionais.

Deve-se analisar qual é o público-alvo: Quem é, onde vive, qual a renda, quais interesses, quais os meios que utiliza para ter informação, etc. A partir daí, você identifica quais os canais que deve trabalhar, assim como o conteúdo que será útil para seu cliente. Por exemplo, se o seu cliente é um leitor assíduo de revista, você pode realizar algum artigo.

O importante do Marketing de Conteúdo é chegar até a pessoa certa com o assunto interessante para a mesma. Isto gera uma identidade com sua empresa e, por consequência, um aumento de vendas e fidelização da clientela.

Qual empresa deve utilizar Marketing de Conteúdo?

Todas! Sim, independente do seu tamanho ou tipo de serviço/produto. O mercado está cada vez mais competitivo. Empresas que não procuram se renovar e ter um relacionamento com seu público-alvo podem não sobreviver  . O Marketing de Conteúdo proporciona que você passe de um simples fornecedor para uma organização que atende uma necessidade. Uma visão muito mais profunda e sentimental com seu cliente.

Como faço para ter Marketing de Conteúdo?

O primeiro passo é procurar uma empresa que entenda do assunto e possa realizar uma análise sobre seu público-alvo. Por meio dessa análise, cria-se a “persona” da sua empresa. Ou seja, aquela que representa o estilo do seu cliente. A partir disso, é elaborado estratégias de conteúdo (Quais canais, Frequência, Pauta, etc) e realizado o acompanhamento dos resultados. Sim, o Marketing de Conteúdo é focado em gerar resultados para as empresas que é medido pela repercussão do material disponibilizado e a geração de vendas.

Quer saber mais sobre Marketing de Conteúdo? Entre em contato conosco (contato@chavesnicole.com) e esclareça suas dúvidas!