Muito se fala em Storytelling, porém poucas pessoas realmente entendem como o conceito da ficção pode revolucionar o seu negócio.

No mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam alternativas para se sobressair. Não basta mais ter um bom produto/serviço. Quem quer sobreviver por muitos anos, deve criar um relacionamento duradouro com seus clientes. A fidelização da clientela se tornou essencial. Assim, o Storytelling se torna uma técnica eficiente para alcançar este objetivo.

O que é Storytelling?

É uma técnica que utiliza o poder da ficção para causar identificação, compartilhar ideias/conceitos e criar envolvimento emocional com as pessoas. As histórias são uma poderosa ferramenta de comunicação ainda quando não haviam idiomas bem formados. Contar histórias sempre foi um meio prático de transmitir uma mensagem por gerações.

Como é feito o Storytelling?

A ficção possui vários artifícios para atrair e manter a atenção das pessoas, enquanto informa, repassa ideias e provoca reflexões. A prova disto é que o mercado de entretenimento (cinema, literatura, televisão, etc) é um dos mais rentáveis da atualidade. O Storytelling utiliza deste artifícios para vender e formar um conexão com seu público-alvo. As empresas usam essa técnica na sua marca (branding), estratégias de marketing, relacionamento com cliente externo e interno, entre outros.

Qual empresa deve utilizar Storytelling?

Todas as empresas que desejam estabelecer uma ligação forte com seu cliente deve utilizar o Storytelling. Atualmente, as pessoas não suportam mais as propagandas e comunicações comuns de venda. Elas não são interessantes e nem convincentes.

Em um momento em que a informação é abundante, as pessoas querem algo a mais. Criar um laço emocional é necessário para chamar a atenção do seu público e fidelizá-lo. Portanto, o Storytelling é indicado para qualquer tipo de negócio, independente do porte da empresa.

Como faço para ter Storytelling?

O primeiro passo é identificar o arquétipo da sua empresa. Ou seja, qual é seu perfil e quem você deseja atrair. Por exemplo, se o seu produto é focado em jovens, seu storytelling deve seguir essa linha para criar a identificação.

Muitas pessoas acreditam que este é o papel do marketing. Porém, cada vez mais todas as áreas estratégicas devem estar atentas e alinhadas ao perfil da empresa e qual é a história que ela está contando. Se o Storytelling não estiver alinhado a estratégia da organização, dificilmente conseguirá obter os resultados desejados.

Quer saber mais sobre Storytelling? Entre em contato conosco (contato@chavesnicole.com) e esclareça suas dúvidas!